O que é o voluntariado?

Para começar realmente com os posts do Blog, nada melhor que começar do zero, ou seja, respondendo perguntas recorrentes sobre o trabalho voluntário. Muitas pessoas desconhecem como é realizado esse trabalho, essa é uma das causas para a existência desse blog. 


Vou responder as principais perguntas que são encontradas nos sites dos eventos que estão abertos para participação de um voluntário. Mas antes, preciso dizer que, para ser voluntário é necessário apresentar alguns critérios que felizmente não são muito exclusivos. A mais importante dessas características é ter 18 anos completos até a data estipulada pela empresa que selecionará os voluntários, geralmente é em torno de 15 dias antes do evento, outra característica importante é ter disponibilidade de tempo durante todo o evento ou na maioria dos dias do evento. Nem preciso comentar que para ser voluntário em eventos internacionais é preciso no mínimo um conhecimento básico de outro idioma, o inglês hoje em dia se faz cada vez mais necessário. Agora vamos para as perguntas: 

Por que ser Voluntário?


Para contribuir com o sucesso de grandes eventos internacionais, além de experimentar uma oportunidade única na vida para obter conhecimento, experiências e conhecer pessoas de todo o mundo. 

Quem pode ser Voluntário?

Como já disse anteriormente, é preciso ter 18 anos completos, ter disponibilidade de horário durante o evento e se o evento for internacional é preciso ter conhecimento de outro idioma, preferencialmente o inglês. Para ser selecionado dentre vários inscritos é preciso mostrar a vontade de ajudar o evento, ter pró-atividade, entusiasmo e predisposição são fundamentais. 

Como funciona a seleção dos Voluntários?

Esse é um ponto variável e vai depender basicamente do tipo de evento que está buscando voluntários. No caso de eventos esportivos, a seleção é aberta a todas as pessoas, mas no caso do Rock In Rio 2011 a inscrição para voluntário só acontece dentro de um rol de alunos de uma faculdade particular carioca e dentro dos cursos diretamente envolvidos com o evento. Voltando ao ponto dos eventos esportivos, qualquer pessoa pode se inscrever e durante a inscrição terá que destacar os esportes favoritos e em qual área pretende trabalhar. A organização do evento selecionará quantos voluntários julgar necessário e estes passaram por processo de entrevista, treinamento geral e específico, geralmente à distância, e treinamento especializado que é presencial e no local de atuação. Durante esse processo não é garantido que o selecionado vá atuar nas áreas selecionadas por ele na inscrição, porém todos os inscritos que estiverem dentro do número previsto atuarão no evento. 

Quais são as áreas de atuação de um Voluntário em eventos esportivos?

Em eventos esportivos é comum ter áreas de atuação como: Serviços e Operações de Jogos; Cultura e Educação; Tecnologia da Informação; Administração; Serviços Técnicos; Relações Públicas e Comunicação; Relações Internacionais; Recursos Humanos e Segurança e Inteligência. 

Quais são os deveres dos Voluntários?

O voluntário deve: 

  • Cumprir com a tarefa lhe seja dada. 
  • Respeitar os direitos das pessoas ou grupos que apoiar como voluntário. 
  • Guardar confidencialmente a informação recebida e obtida durante o desempenho de suas atividades. 
  • Não abandonar suas atividades sem justificativa plausível. 
  • Seguir e cumprir com as normas e regras estabelecida pelo comitê organizador. 
  • Cumprir as medidas de segurança, higiene e limpeza que são estabelecidas. 
  • Vestir o uniforme oferecido de maneira correta e impecável. 
  • Recusar qualquer pagamento pelo trabalho voluntário. 
  • Apresentar-se para as atividades designadas em plena sobriedade. 
  • Cooperar em outras áreas ou projetos apresentados. 

O que ganho sendo voluntário?

Como a palavra mesmo diz, voluntário é aquele que faz algo sem receber por isso. O maior ganho de um voluntário é a satisfação moral e social. Tal esforço e dedicação serão reconhecidos por um certificado. Os voluntários recebem um uniforme e ocasionalmente alguns brindes. 

Se não moro próximo as instalações, quem custeará meus gastos?

A organização dos Jogos não custeará gastos com hospedagem ou transporte até a cidade-sede, ficando a cargo do voluntário cumprir com estes gastos. Eventualmente o comitê organizador poderá oferecer refeições durante o período de trabalho e transporte dentro da cidade até as instalações. A capacitação dos voluntários não gerará custos para o mesmo. 



Bom, tentei responder algumas perguntas que são feitas de imediato quando o assunto é voluntariado, se houver mais algum questionamento peço que entrem em contato através do email mundovoluntario@gmail.com que farei o possível para respondê-lo. E claro, ao longo dos posts explicarei cada detalhe sobre o processo de seleção e áreas de atuação de um voluntário.

2 comentários :

  1. adorei o seu post, to seguindo... espero que siga de volta

    ResponderExcluir
  2. Oi, obrigada por visitar e comentar no post sobre biodiversidade...

    Parabéns por este blog, muito bonito e criativo!

    Beijos, estou seguindo.

    ResponderExcluir

My Instagram

©2019 Mundo Voluntário. Todos os direitos reservados. Tema: OddThemes