Primeira Meta: Jogos Mundiais Militares Rio 2011


Hoje é o ultimo dia para se inscrever como voluntário nos Jogos Mundiais Militares Rio 2011, quem já andou olhando um pouco mais o blog, sabe que este evento é a nossa primeira meta. Nesse post falarei um pouco sobre o evento, que acredito que muitos não saibam do que se trata e de como será a atuação de voluntários nele.

Os Jogos Mundiais militares são um evento poliesportivo criado pelo CISM – Conselho Internacional de Esporte Militar (da sigla em francês para Conseil International du Sport Militaire) e sempre antecedem em 1 ano os Jogos Olímpicos. São cerca de 20 esportes a serem disputados que são divididos em esportes individuais, coletivos, militares, de demonstração e de combate. As quatro edições anteriores foram Roma (Itália/1995), Zagreb (Croácia/1999), Catânia (Itália/2003), Hyderabad (Índia/2007) e em 2010 houve uma competição de inverno disputada no Vale de Aosta, na Itália.

Em maio de 2007, o Brasil foi escolhido para sediar a 5ª edição dos Jogos vencendo a disputa com a Turquia. Na escolha da cidade sede, o Rio levou a melhor devido a infraestrutura já oferecida pelos Jogos Panamericanos de 2007. Os Jogos Rio 2011 contarão com a presença de 6 mil atletas de mais de 110 países. O Brasil deverá ser representado por 250 atletas distribuídos em todas as modalidades. Estar presente em todas as modalidades de competição dos jogos é uma exigência para sediar qualquer evento esportivo.

Por se tratar de um mega evento internacional, é necessário a participação de voluntários. Essa força de trabalho será dividida em 3 grandes grupos: As Organizações Militares (OM), As Instituições de Ensino Superior (IES) e os voluntários, propriamente ditos. As OM darão todo o apoio ao Comitê de Planejamento Operacional administrando cada local de competição, nesse grupo estarão presentes somente militares. A participação das IES se dará a partir do Projeto Rondon Esportivo, que será discutido em outro post, e do qual eu farei parte, esse projeto visa empregar universitários na execução de tarefas especializadas. O voluntário propriamente dito será qualquer cidadão civil ou militar que se inscreva, até hoje, no site dos Jogos, a área de atuação destes será definida de acordo com o processo de seleção.

Até o dia 28 de abril a organização contabilizou 7.119 inscritos, sendo 3446 do sexo feminino e 3673 do sexo masculino. 49 são estrangeiros, cidadãos de diversos países como Angola, Argentina, Bolívia, Botswana, Canadá, China, Colômbia, França, Alemanha, Guiné Bissau, Itália, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Rússia, República Tcheca, Espanha, Estados Unidos e Venezuela. A organização dos Jogos prevê que cada uma das 40 instalações seja apoiada por um grupo de 60 voluntários. O processo de seleção de voluntários deverá começar já na próxima semana.

Esse foi um panorama geral do que são os Jogos Mundiais Militares e como será a atuação dos voluntários. Assim que tiver mais informações postarei aqui.

Postar um comentário

My Instagram

©2019 Mundo Voluntário. Todos os direitos reservados. Tema: OddThemes