Um pouco mais sobre os 5º Jogos Mundiais Militares

O post de hoje será para aprofundarmos mais nos 5º Jogos Mundiais Militares do CISM. Falarei um pouco sobre os locais de competição e sobre cada esporte a ser disputado.



A figura acima foi retirada de uma apresentação de slides sobre os Jogos, passada para alunos das IES inscritos no Projeto Rondon Esportivo, nela podem-se ver as áreas de operações dos Jogos e a localização tanto dos locais de competição como das Vilas Militares que hospedarão os atletas durante os jogos.

Como já disse no outro post sobre os Jogos Mundiais Militares, será disputado 20 modalidades que são divididas em Esportes individuais, esportes coletivos, esportes militares, esportes de combate e esportes de demonstração. Conheça um pouco mais de cada esporte a ser disputado a seguir:




Esportes Individuais


Será disputado no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, entre os dias 19 e 23 de Julho. A Maratona será disputada juntamente com a Maratona do Rio de Janeiro dia 17 de Julho.



Será disputado no Centro Nacional de Hipismo General Eloy Menezes, na vila Militar entre os dias 19 e 24 de Julho.



Será disputada na Baía de Guanabara, a partida será da Escola Naval na ilha de Villegagnon entre os dias 18 e 22 de Julho.

As competições acontecerão no Parque Aquático Maria Lenk, entre os dias 17 e 20 de Julho.


O pentatlo moderno é um desporto olímpico praticado por homens e mulheres, individualmente ou em equipes. É composto por cinco provas: hipismo, esgrima, natação, corrida e tiro. Será disputado no Centro Olímpico de Deodoro entre os dias 20 e 23 de Julho.


Será disputado no posto 6 de Copacabana no dia 24 de Julho. A competição consiste em Natação, Corrida e Ciclismo.

Esportes Coletivos


Será disputado na Arena Multiuso HSBC entre os dias 17 e 24 de Julho. Somente haverá competição masculina desta modalidade.


Será disputado em diversos locais, são eles: 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista, Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, Escola de Educação Física do Exército, Universidade da Força Aérea, Complexo Esportivo Miécimo da Silva, Clube de Regatas Vasco da Gama e Estádio Olímpico João Havelange. As competições acontecerão entre os dias 14 e 24 de Julho.


Será disputado no Maracanãzinho e algumas partidas do vôlei feminino acontecerão no ginásio do colégio Militar do Rio de Janeiro. As competições acontecerão entre os dias 17 e 24 de Julho.

Esportes Militares


Agrupa competições de prova aérea com 6 provas desportivas: Tiro, Esgrima, Natação, Prova de Basquete, Pista de Obstáculos e orientação. Será disputado no Centro Nacional de Tiro Esportivo, Base Aérea de Santa Cruz, Universidade da Força Aérea e Floresta Nacional Mario Xavier, em seropédica. As competições acontecerão entre os dias 17 e 21 de Julho.


Agrupa competições de Lançamento de Granadas, Cross Country, Revezamento, natação utilitária e pista de obstáculos. Será disputado no 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista, Centro Nacional de Tiro Esportivo, Campo de Instrução de Gericinó e Centro Olímpico de Pentatlo Moderno. As competições acontecerão entre os dias 17 e 23 de Julho.


É constituído de 5 modalidades: Pista de Obstáculos, Natação de Salvamento, Natação Utilitária, Habilidade Naval e Cross Country anfíbio. Será disputado no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes entre os dias 18 e 21 de Julho.


As competições militares de paraquedismo consistem em três modalidades: Precisão, formação em queda livre e estilo. Nos 5º Jogos Mundiais Militares serão disputadas apenas as provas de precisão e Formação em queda livre. Será disputado na Academia Militar das Agulhas Negras e no Aeroporto Municipal de Resende, entre os dias 16 e 23 de Julho.


Será disputado no Centro Nacional de Tiro Esportivo entre os dias 19 e 23 de Julho. Serão 16 provas, em 3 categorias com disputas individuais e por equipe.


O objetivo do participante é passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e um bússula. Será diputada na Floresta Nacional Mário Xavier e no Campo de Instrução de Avelar entre os dias 18 e 22 de Julho.

Esportes de Combate


Será disputado no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves, entre os dias 18 e 23 de Julho. Só haverá competição masculina nesse esporte.


Será disputado no 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista entre os dias 19 e 24 de Julho.


Será disputado na Universidade da Força Aérea entre os dias 19 de Julho, por equipe e de 21 a 23 de julho, individual.


Será disputado no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes entre os dias 20 e 23 de Julho.

Esporte de Demonstração

Será disputado em uma arena montada na praia do Leme entre os dias 17 e 24 de Julho.

Para informações mais técnicas sobre os esporte é só clicar no nome de cada um. E para quem mora na cidade do Rio e queira curtir de perto cada modalidade disputada basta fazer o pré-cadastro no site do evento www.rio2011.mil.br que em breve será divulgado como ocorrerá a distribuição dos ingressos que será gratuita. Além das modalidades, há a possibilidade de receber ingressos para a cerimônia de abertura e encerramento dos Jogos. Confira como adquirir os ingressos clicando aqui.

O próximo post do Blog será sobre a cidade de Guadalajara, cidade-sede dos Jogos Pan-americanos de 2011.


Postado originalmente em: 01/06/2011
Editado em: 18/06/2011

Postar um comentário

My Instagram

©2019 Mundo Voluntário. Todos os direitos reservados. Tema: OddThemes