A Minha 1ª Experiência Como Voluntário

        Com pouco menos de 1 mês de atraso, afinal os 5º Jogos Mundiais Militares acabaram dia 24 de Julho e só estou postando agora, venho aqui para contar toda ou pelo menos parte da minha experiência como voluntário nesse evento internacional.
            Começo dizendo que é uma experiência incrível poder conviver de forma direta com a diversidade cultural que um evento deste propicia, durante os dias de competição tive oportunidade de falar e ver pessoas dos mais diversos países, tais como Índia, China, Qatar, Irã, Paquistão e Turquia. Contato direto através da conversação foram bem restritos devido a minha área de atuação, sobre a qual falarei em outro post.
          Os Jogos Mundiais Militares não só me pôs próximo a cultura de outros países, mas também me apresentou pessoas incríveis que também trabalharam como voluntárias junto comigo. E isso sim é o mais importante, conhecer diversas pessoas tanto de fora como de dentro do seu estado e país.
           Pude perceber que o trabalho voluntário especialmente nos Jogos foi por uns respeitado e por outros nem tanto, uma vez que o evento foi organizado por militares e então os subordinados de menor patente perderão suas férias para atuar de forma "voluntória" como alguns diziam. E com isso, fui questionado muitas vezes sobre qual era a minha intenção em estar alí e muitas vezes respondi que era por que precisava de horas complementares na faculdade. Não respondi o real motivo para não ter que explicar o mérito pessoal que eu sentia em estar sendo voluntário no evento, coisa que muitos não entenderiam. Creio que em eventos esportivos onde haja uma força de trabalho 100% voluntária o reconhecimento seja infinitamente maior e consequentemente a união entre os integrantes da força de trabalho. Ainda tenho alguns pontos negativos a comentar sobre a organização mas abordarei em outros posts.
             É difícil explicar a sensação que o voluntariado em grandes eventos pode trazer, tento mais não consigo expressar com palavras o que é na realidade. Só mesmo sendo voluntário uma vez para saber. Recomendo essa atividade a todos que são pró-ativos e gostam de conhecer o diferente/estrangeiro. Serve como dica incluir o voluntariado esportivo como uma das coisas que devem ser feitas antes de morrer !
               O mais legal de tudo é ver que o tema dos Jogos Mundiais Militares Rio 2011: "Amizade através do esporte" é tão propício quanto necessário ! Uma pena ter sido apenas 1 semana de competições, pois quando já estávamos no ritmo, pronto acabou ! Quando falo que estávamos no ritmo quero dizer que foi cansativo demais ! Afinal não é nada fácil ter que acordar cedo e chegar ao local de competição 1h30min antes de cada início de competição, mas toda a canseira valeu a pena !
           

Postar um comentário

My Instagram

©2019 Mundo Voluntário. Todos os direitos reservados. Tema: OddThemes