Histórico - Pan-Americano Guadalajara 2011


Os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, oficialmente denominados os XVI Jogos Pan-Americanos,  realizados pela terceira vez no México e pela primeira vez em Guadalajara, as outras duas edições no país, 1955 e 1975 foram na Cidade do México. Única candidata a sediar esta edição dos Jogos, Guadalajara recebeu o direito de sediar a competição numa eleição em 2006.

Tendo os Jogos Pan-Americanos de 2003 em Santo Domingo, a prefeitura de Guadalajara aproveitou os Jogos para construir uma infraestrutura desportiva modesta, mas que servirá como base de treinamento para futuros atletas. A oportunidade dos Jogos também contribuiu para impulsionar modificações estruturais na cidade como a construção de novos hotéis, renovação da região central da cidade e ampliação do aeroporto da cidade. Todas essas modificações foram inspiradas nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992 em Barcelona na Espanha, que é muito utilizado como modelo comparativo quando se fala em transformação estrutural de uma cidade pela passagem de eventos esportivos. O orçamento para os Jogos foram estimados em US$ 250 milhões, mas com a proximidade dos Jogos foi revelado que o custo total chegou a US$ 750 milhões, o triplo do inicialmente planejado.


Atleta Mexicana acendendo a Pira Pan-Americana

A maioria das instalações construídas foram modestas e possuíam assentos temporários. O estádio Omnilife, sede da cerimonia de abertura e encerramento além de algumas competições de futebol, possui 49.500 assentos. Dez novos complexos foram planejados dentre eles a arena de voleibol, um velódromo coberto, um campo de tiro e uma arena de basquetebol.
Complexo Pan-Americano de Voleibol
Iniciados em 14 de Outubro de 2011 no Estádio Omnilife, os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara contou com a participação de 42 países das Américas em 36 esportes, 26 olímpicos e 10 não olímpicos. 15 dos 26 esportes olímpicos disputados serviram como etapa eliminatória para as Olimpíadas de Londres 2012.
Estádio Omnilife momentos antes da Cerimônia de Abertura dos XVI Jogos Pan-Americanos
Ao final da competição no dia 30 de outubro de 2011, também no Estádio Omnilife, o quadro de medalhas foi liderado pelos EUA, seguidos de Cuba e Brasil com o México, país sede, ocupando a quarta posição com 133 medalhas no total.

Postar um comentário

My Instagram

©2019 Mundo Voluntário. Todos os direitos reservados. Tema: OddThemes