Mundo Voluntário no Rio+20

                Até o dia 19 de Maio de 2012, a ONU estava recebendo inscrições de voluntários para trabalharem na Conferência Das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. A Rio+20 marca o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), realizada no Rio de Janeiro em 1992, e o 10º aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (WSSD), promovida em Joanesburgo em 2002. Com a presença de Chefes de Estado e de Governo ou outros representantes, a expectativa é de uma Conferência do mais alto nível.

LogoMarca do Rio+20

                Estavam disponíveis 400 vagas para universitários ou profissionais formados que irão atuar como guias de visitas às comunidades e em atividades nas áreas de sustentabilidade, tecnologia da informação e orientação e apoio da sociedade civil, entre outras. Além disso, ainda havia outras categorias como voluntários jovens e voluntários do ensino médio, ao todo serão 1700 voluntários.

                O treinamento dos voluntários acontecerá no mês de maio com carga horária de 20h/aula, envolvendo os seguintes temas: Voluntariado e formação cidadã; Histórico da Conferência Rio+20 e sustentabilidade; Direitos humanos, gênero e igualdade racial; e Voluntariado na Rio+20. Todos os voluntários participantes do programa receberão ajuda de custos no valor de R$ 25 por dia de treinamento e R$ 35 por dia de atuação, algo pouco comum na prática de voluntariado por ser um valor considerado alto mas que visa cobrir gastos extras como deslocamento e alimentação.

                Os voluntários atuarão por 4 horas diárias, por no mínimo 10 dias, no período de 5 a 30 de junho. As atividades executadas estão divididas em quatro grupos principais: Visitas às comunidades, Atividades na Àrea de Sustentabilidade, Atividades na Àrea de Tecnologia da Informação e Atividades de Orientação e Apoio à sociedade civil. Ao final do processo, os voluntários receberão certificado de atuação voluntária e serão cadastrados em um banco de dados que será oferecido a outras instituições organizadoras de grandes eventos no Rio de Janeiro, de forma a fomentar a continuidade da iniciativa.O documento final de registro e avaliação da iniciativa será entregue a instituições organizadoras de grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, assim como à Secretaria de Direitos Humanos, como subsídio para a estruturação do Sistema Nacional de Voluntariado que está em fase de concepção.

                Ainda não é certo da minha participação nesse grupo seleto de 400 pessoas mas à poucos dias recebi um email para enviar cópia de identidade e CPF para o email do evento a fim de me cadastrar na lista de espera prioritária dos voluntários e que prontamente seria notificado, caso fosse selecionado, sobre os locais de treinamento que serão durante dois finais de semana e sobre minha área de atuação no evento.

Atualizando ...
                Recebi um email confirmando meu treinamento presencial nos dias 26 e 27 deste mês em um colégio na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. O treinamento é parte do processo seletivo e é obrigatório. Acontecerá em dois finais de semana em período integral. Não tenho informações sobre áreas de atuação, espero obtê-las no treinamento.

Publicado em: 20/05/2012
Editado em: 24/05/2012



4 comentários :

  1. De organizado nada há no Comité de Organização da Rio+20. Eles dizem no documento de inscrição que "os candidatos selecionados, ou na lista de espera, receberão a confirmação até a data provável de 02 de maio de 2012." Eu recebi a minha somente no dia 15 de maio.

    Agora também aguardo nesta "lista de espera prioritária" (poderiam ter especificado que é uma lista de "reserva" prioritária). No entanto, moro na Suécia e não tenho essa mesma flexibilidade para me locomover como você tem. Já comprei minha passagem para o Rio na esperança de que seja aceito futuramente. Caso isso não aconteça... mas uma vez me decepcionarei com o nosso país e sua imensa desorganização, e farei um outro trabalho voluntário...um que talvez faça uma diferença ainda maior para a humanidade.

    ResponderExcluir
  2. Oi, meu nome é Sheila. També, fui selecionada como voluntária e supostamente o meu treinamento será dias 2 e 3 de junho, mas até agora não me enviaram nenhuma informação sobre local ou horário, o que dificulta e muito a minha logística pois sou do Paraná. Também fiz como o comentário anterior, já comprei minhas passagens para o Rio na esperança de que eles me enviem informações ainda essa semana.
    Phelipe, enviei uma mensagem para você no face, quando der, dá uma olhada ;)

    ResponderExcluir
  3. Conte-nos como foi o treinamento! :)

    ResponderExcluir
  4. Bom Anônimo 1 ...
    Neste treinamento foi dito que pessoas de outros estados ou com dificuldade de locomoção até o Rio deveriam ser convocados para o próximo final de semana. Talvez você receba o email de convocação ainda esta semana. Caso não receba envie um email para algum desses emails passados a nós voluntários para sanar qualquer dúvida: nobrecristina@gmail.com / rio20.voluntariado@gmail.com / sonia.baleotti@gmail.com . Ou entre em contato com os organizadores pelo facebook no nosso grupo de voluntário "jovens rio +20".

    Sheila, já conversamos por lá ;)

    Anônimo 2, como meu final de semana foi lotado por causa do treinamento tive que resolver coisas pendentes durante a semana, espero que no máximo amanhã à noite eu faça um novo post falando sobre o treinamento.

    ResponderExcluir

My Instagram

©2019 Mundo Voluntário. Todos os direitos reservados. Tema: OddThemes