Áreas de atuação dos voluntários na Copa


Neste post do Blog, vou comentar as atribuições que podem ser realizadas por cada voluntário em cada área pré-estabelecida pela organização da Copa do Mundo. Lembro que são especulações e que podem variar de acordo com o evento esportivo.  São 21 áreas, onde os voluntários serão alocados de acordo com a necessidade da Organização.

Vamos então começar a destrinchar as áreas baseadas nas minhas experiências com esses eventos, principalmente nos Jogos Mundiais Militares do CISM Rio 2011.


Competições

Os voluntários desta área ajudarão em tudo que envolva a competição um dia antes e no dia da competição, organizando os treinos, vestiários e materiais dos jogos. Não é necessário conhecimento de outros idiomas nessa área, já que não é garantido a interação com estrangeiros nessa área.

Credenciamento

Nessa área o voluntário será responsável pela confecção e entrega das credenciais. Terão locais fixos em cada sede podendo ou não ser no próprio estádio, para a emissão de credenciais diárias, os Day-Pass que são emitidos para, entre outros, convidados dos patrocinadores. Pode ser necessário conhecimento de outros idiomas nesta área além de conhecimentos de informática.

Doping

Dessa área posso falar com muitos detalhes, pois já atuei nela, mas me conterei e discutirei o básico.  O voluntário desta área lidará diretamente com o atleta e com informações sigilosas, pois é função dele identificar o atleta selecionado, notificá-lo e acompanhá-lo até o controle de dopagem, onde deve permanecer até o atleta terminar o processo.  Ter conhecimento de outro idioma deve ser um principal quesito nesta área. Lembrando que o escolta deve assinar os termos específicos de notificação, e pode ser contactado caso haja algum problema.

Eventos de Abertura e Encerramento

Serão escolhidos voluntários para atuarem em diversas funções no estádio durante esses eventos, a abertura será em São Paulo e o encerramento no Rio de Janeiro. Funções que podem ser a que mais pedem voluntários nestes dias: atendimento ao público, dançarinos e auxiliares de organização (gerência de problemas). Não deve-se priorizar o idioma nesta área.

Gestão de Voluntários

Voluntários desta área devem fazer a ponte entre os voluntários de outras áreas e a Coordenação de voluntários, auxiliando na organização dos espaços destinados a eles em cada local de competição, ajudará na distribuição dos uniformes, operar a chegada e saída dos voluntários. Estes voluntários estarão nos estádios e podem atingir as 10h diárias de trabalho. Também não deve ser exigido idiomas nesta área, com exceção de casos de voluntários estrangeiros.

Hospitalidade

Acredito que o voluntários desta área estarão alocados nos hotéis e centros de treinamento das seleções e devem trabalhar diariamente realizando funções como coordenar a saída e chegada da delegação ao Hotel, bem como a preparação dos quartos e toda a logística envolvida. Idioma se faz necessário e conhecimento de hotelaria ou turismo ajudam.

Logística

Serão os responsáveis pela estrutura e correto acontecimento do evento em si. Atuarão nos centros de Logística de cada cidade e na Geradora oficial de imagens. Não sendo necessário conhecimento de idiomas, alguns podem pedir conhecimento prévio de informática e logística.

Marketing

Irão lidar diretamente com os patrocinadores oficiais do evento auxiliando nas áreas de sinalização, nos quiosques de alimentação e até acompanhando a mascote durante sua aparição. Também devem fazer relatório sobre a utilização das marcas durante os eventos. Idioma não é necessário nesta área.

Novas Mídias

Coletar informações na Zona Mista e redigir notas a serem entregues aos redatores. Conhecimento do idioma a ser dado na entrevista é essencial nesta área, além de conhecimento na área de Jornalismo.

Operações de Imprensa

Experiência ótima para futuros Jornalistas. O voluntário estará diretamente ligado aos mais diversos jornalistas de todo o mundo que estarão cobrindo o evento desde a cidade-sede. O voluntário irá fazer os mais diversos serviços nesta área, desde controle de entrada até auxilio direto aos Jornalistas. Conhecimentos de inglês e outros idiomas podem ser priorizados.

Operações de Transmissão

Basicamente idêntico ao de cima, com exceção de uma palavra: Transmissão. Nesta área serão priorizadas as TVs internacionais que irão transmitir os eventos.

Proteção aos Direitos

O voluntário será responsável por verificar se os patrocinadores e emissoras oficias não estão sendo prejudicados de alguma forma durante o evento.  Em outras palavras, será o chato que olhará se todos os espectadores não estão usando outras marcas que não as dos patrocinadores do evento.

Protocolo

Protocolo refere-se à etiqueta e serviços de apoio que são fornecidos para pessoas de alto cargo. Os serviços incluem, mas não estão limitados a: recepção no aeroporto ou porto de entrada, troca recíproca de brindes, forma de tratamento, tratamento com a etiqueta, movimento durante e entre os eventos e a indicação de assentos para os eventos. Conhecimento de outros idiomas será levada em conta nesta área, bem como conhecimento do tratamento de subordinação.

Responsabilidade Social

Serão os voluntários “verdes” cuidarão para que os resíduos produzidos pelos espectadores seja realizada de maneira correta, ter conhecimento de gestão ambiental é ponto positivo para esta área. Serão capazes também de informar os espectadores sobre a gestão de resíduos do evento. Não trabalharão necessariamente nos estádios, podendo sim trabalhar nas proximidades.

Serviços aos espectadores

Essa área é a que costumeiramente mais tem voluntários envolvidos.  Podem atuar nos estádios, os “Fan Fests”, os locais de exibição pública ou quaisquer outros locais oficiais. Serão os seguranças do evento cuidando para que tudo ocorra da melhor maneira possível, também será solicitado a ajudar a guiar os convidados, espectadores ou delegados a sua área de assento. Os voluntários dessa área também ajudarão a fornecer informações que tornem a experiência da pessoa mais agradável. Conhecimento de idiomas é indiferente nesta área.

Serviços de Alimentação

Como voluntário desse departamento, você será solicitado a apoiar as operações de restaurantes e apoiar o controle de serviços de alimentação para o evento, como por exemplo, fazer a verificação de procedimentos, cuidar da segurança alimentar, ajudar a garantir que os serviços contratados estão de acordo, dentre outros.

Serviços de Aeroportos

Os voluntários dessa área irão atuar como pontos de contato nos aeroportos. O voluntário ajudará com a identificação e a saudação dos convidados nos diferentes pontos de entrada no Brasil será também responsável pelas operações dos quiosques de boas vindas e informações nos aeroportos.  Entre suas responsabilidades estarão a divulgação de informações sobre vias de transporte, horários de eventos e informações gerais. Conhecimento de idiomas e turismo deve ser pedido.

Serviços Médicos

O voluntário dessa área prestará apoio ao departamento médico quando este estiver trabalhando com os espectadores. Os voluntários não necessariamente prestarão assistência médica ao próprio público.

Tecnologia da Informação e Telecomunicações

Uma área iminentemente técnica que requer voluntários qualificados e com conhecimentos específicos. Entre as responsabilidades dos voluntários desse setor consta o suporte à resolução de problemas de computadores desktop, laptops, copiadoras, impressoras, etc., bem como a instalação de aplicações de software (por exemplo, sistema operacional Windows, Microsoft Office, etc). Sem esquecer da parte de telecomunicações, os voluntários poderão ser convocados também a auxiliar as operações de telefones celulares, redes móveis, módulo de interface de assinante (SIM) cartões e etc.

Transporte

Os voluntários desse departamento serão distribuídos em uma vasta gama de tarefas. Aqueles com experiência relevante vão ajudar, por exemplo, a manter nossa frota de veículos ou vão atuar como assistentes dos gestores de transportes. Um seleto grupo desses voluntários proporcionará uma ligação entre os profissionais e os voluntários da equipe como um todo, atuando como pontos focais de comunicação. Um voluntário de transporte, via de regra, será o primeiro ponto de contato com os delegados e espectadores, portanto devem ser simpáticos e gentis, causando uma boa impressão.

Youth Program

Os voluntários deste Programa ajudarão a operacionalizar o mesmo bem como ajudarão nos treinamentos necessários a essas pessoas. Experiência anterior com crianças será um diferencial, mas não é obrigatório.


                  Então, candidatos à voluntários, qual área de atuação mais lhe agradou? Responda esse questionário aqui para termos uma noção das mais procuradas.

              Boas novas estão por vir no Blog, graças ao grupo do facebook novas parcerias foram feitas. Aguardem ...


4 comentários :

  1. Grande Phelipe, ótimo blog, vou divulgar... você tem o panorama das áreas mais proucuradas?

    Valeu

    ResponderExcluir
  2. Obrigado :D E Divulgue sim ! Temos uma ideia sobre as áreas mais procuradas sim, e devem ser as que estão ligadas diretamente às Delegações. É o sonho de qualquer pessoa, voluntário ou não, encontrar com o ídolo do esporte.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, mto bom msm esse blog.
    Tenho quase uma hora procurando isso, as áreas de atuação de cada voluntário...
    Mto Obrigado!

    ResponderExcluir

My Instagram

©2019 Mundo Voluntário. Todos os direitos reservados. Tema: OddThemes