5 sites com cursos gratuítos (e de qualidade)!



A internet nos permite ultrapassar barreiras de um modo jamais visto. Estamos na era da informação ilimitada. Nem toda informação gera conhecimento, mas percebemos um crescente número de sites e mídias voltadas para a educação.
 Grande parte dos cursos online gratuitos oferecem inclusive certificados. E agora, qual é a sua desculpa para não estudar e aperfeiçoar seus conhecimentos?




O mundo voluntário orgulhosamente apresenta 5 sites que oferecem cursos para você ampliar seus conhecimentos e adquirir novos. Além de cursos online, também citaremos cursos presenciais.
Você sempre quis estudar na Universidade de Stanford, Princeton ou Washington, uma das melhores dos Estados Unidos? Chegando um pouquinho mais perto, na FGV, UNICAMP ou Unifei? Agora você pode, e sem sair de casa.








Educação para quem busca mais. Este é o logo que transmite o objetivo do site. Os cursos são muito bem organizados e apresentados em módulos. Também é uma ‘rede social’, onde os alunos podem fazer resumos, recomendar cursos e tirar dúvidas. Basta fazer a inscrição e a matrícula no curso desejado. Em sua página inicial, é possível verificar em quais cursos você esta matriculado e o último módulo consultado.

O site é...  www.edubrazuca.com.br

Quais instituições de ensino? – Entre as mais renomadas, podemos citar FGV, UNIFEI, UNICAMP, ESAB (escola superior aberta do Brasil) e Metodista.

Quais são as áreas de ensino? - Todas. O site oferece cursos de Ciências artísticas, saúde, exatas, naturais, sociais e tecnológicas. Traduzindo para o belo português: tem pra todo mundo!

Tem certificado? – Alguns cursos oferecem certificado após a realização de um teste final. 



Cursos interessantes para os Megaeventos - Marketing e Suas Aplicações, Qualidade em Serviços, Diversidade nas Organizações e Logística.


Exemplo de como os módulos são organizados. A esquerda, o botão que indica que meu
certificado já está disponível, após a realização do  teste e superação de nota mínima.


Opinião da Isa - Fiz o curso de Marketing e suas aplicações e estou matriculada no curso de Gestão de pessoas. Gostei de como são organizadas as informações, os conceitos ficam claros e a carga de informação é progressiva, ou seja, um módulo ‘puxa’ o outro. Senti que consegui absorver os principais conceitos, por isso minha visão profissional foi beneficiada. Fiz a prova final e emiti meu certificado. O curso agora consta no meu currículo! Recomendadíssimo!




O pronatec oferece cursos técnicos diversos a população. Em parceria com o Ministério do Turismo, o Pronatec Copa oferece cursos para quem já trabalha com turismo e também pretende se profissionalizar no setor. É um programa voltado para a qualificação focada na copa de 2014, e os cursos serão lecionados (presencialmente) nas cidades selecionadas para a primeira etapa do programa.

O site é... www.pronateccopa.turismo.gov.br


Quais são as áreas de ensino? São várias opções, desde agente de viagens até sushiman! Confira a relação de cursos aqui.


Quais são os requisitos? -  Ser maior de 18 anos e morar em uma das cidades selecionadas pelo projeto. Verifique aqui se a sua cidade é uma delas. Para os cursos de línguas, é necessário já trabalhar na área de turismo.


As inscrições serão reabertas entre os dias 15 e 30 de novembro e devem ser feitas pelo site. Marque na sua agenda! Para mais informações ligue 
0800-606 8484.

Tem certificado? - Sim


Opinião da Isa - Já estou matriculada no curso Organizador de Eventos. Achei a iniciativa excelente, pois existem cursos para todos os níveis de escolaridade, permitindo que todos participem. Em 2010, fiz dois cursos ( Produção e gestão de eventos e Como se relacionar com o turista) em um programa parecido, o http://www.capacitacaoemturismo.org.br, que já não está mais disponível. O conteúdo era super bem organizado e as aulas online, com vídeos explicativos, apostila e certificado. Acredito que seja no mesmo esquema, e se for, podem ter certeza que vale muito a pena. São cursos com qualidade e dinamismo.


     Site em inglês. 'Ah, Isa! Mas eu não falo inglês'. Não fique triste! No próximo post, indicarei ótimos sites para aprender inglês e outras línguas, mas por enquanto, esse é só para quem já fala, ok?
  
    Este site reúne cursos das melhores universidades do mundo (a maioria dos   EUA), para disponibilizá-los a estudantes do mundo inteiro. A principal visão dos idealizadores desse projeto é que, no futuro, as melhores universidades estarão educando não apenas milhares de estudantes, mas milhões. O ensino superior nos Estados Unidos é caríssimo e o site nos traz um pedacinho desse universo de qualidade no conforto de nossas casas.

    Se uma imagem vale mais que mil palavras, um vídeo vale mais que os dois juntos! Aqui, Rosana Hermann, uma das brasileiras mais influentes no twitter, explica melhor como funciona (assiste aí, gente!):




O site é... www.coursera.com

Quais instituições de ensino? – Entre as mais renomadas, podemos citar a Universidade de Duke, Princeton, Califórnia, São Francisco e Toronto.

Quais são as áreas de ensino? - Mais de 16 categorias! A maioria dos cursos é na área de tecnologia.

Tem certificado? – Os cursos oferecem certificado após a realização de um teste final.

Opinião da Isa - Além de treinar e praticar o inglês, ainda tenho a oportunidade de estudar e fazer cursos pelas faculdades mais renomadas do mundo. Adorei! Vou até parar de escrever aqui para começar meu curso!



Acredito que seja o site mais popular entre todos os citados aqui. A maioria dos usuários utiliza o CIEE para conseguir estágio ou um primeiro emprego. Além desse serviço, ele disponibiliza diversos cursos online de curta duração que contribuem para um melhor profissional independentemente da área, e esse é o grande diferencial.

Além dos cursos online, oferece também Cursos e oficinas de capacitação presenciais na sede, em São Paulo. Um ponto forte são os cursos básicos e avançados na área de informática, em parceria com as principais empresas de tecnologia.

O site é... www.ciee.org.br/

Cursos interessantes para os Megaeventos - Entrevista - como encará-la! (afinal, se formos selecionados como voluntários, estaremos preparados), Atendimento ao cliente, Cidadania e meio ambiente, Relacionamento Interpessoal, Resolução de Problemas, Lógica e criatividade, Trabalho em equipe.

Tem certificado? – Os cursos oferecem certificado após a realização de um teste final.


Opinião da Isa - Fiz o curso de Atendimento ao cliente. Faz um tempinho já, mas o curso é muito organizado e didático: cursos são todos em flash, o que permite uma interatividade interessante. Pretendo fazer vários outros, já tenho minha listinha! E pela maioria ser curtinha (cerca de 5 horas), dá pra fazer um monte. Vale a pena!


O Instituto Legislativo Brasileiro é um centro de capacitação voltado para os públicos do poder legislativo. Seus cursos, palestras e afins estão disponíveis para todo cidadão que busca ampliar seus conhecimentos. Inclusive, os cursos estão disponíveis para outros países de língua portuguesa, como Angola, Cabo Verde e Portugal.
Há cursos presenciais e a distância, a maior parte na área de política.



Cursos interessantes para os Megaeventos - No nosso caso, os que mais se destacam são os cursos de língua estrangeira.

Tem certificado? – Acredito que sim

Opinião da Isa - Estou fazendo o curso de Francês nível principiante. Os professores são voluntários, isso demonstra a vontade livre de ensinar, e a nossa, de aprender. A professora manda o material via email e compramos um livro indicado por ela. Estou adorando! O curso termina em dezembro. A língua é muito difícil, mas acho que vou sair de lá entendendo melhor e falando um pouquinho!

Bom gente, espero que tenham gostado desse post. No próximo, serão 5 sites para aprender língua estrangeira. 

E você, já fez algum curso online ou presencial gratuitamente? Como foi sua experiência? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Divulgue os sites que gostar para seus amigos! Muitas pessoas gostariam de estudar mas desconhecem iniciativas como estas!

Só para finalizar... 

Viva o ensino gratuíto!
Viva o ensino de qualidade!
Viva o ensino a distância!




:)

Postar um comentário

My Instagram

©2019 Mundo Voluntário. Todos os direitos reservados. Tema: OddThemes