Pesquisa com os Candidatos a Voluntários

Ontem encerrou-se o prazo para se inscrever como voluntário nos Eventos da FIFA no Brasil, como ainda não saiu a estatística oficial (apenas algumas foram divulgadas durante o processo de inscrição). O "Mundo Voluntário" divulgará a pesquisa realizada no grupo do facebook criado para reunir os voluntários.

Durante os dias 30 de Agosto e 17 de setembro, foi disponibilizado um questionário para que os interessados respondessem algumas informações relevantes de sua inscrição. No dia 17 o grupo contava com 356 pessoas nele, o questionário obteve apenas 73 respostas. O que significa que apenas 20% das pessoas do grupo responderam, se isso já não é uma amostragem significativa dentro do grupo de 356 pessoas, nem preciso falar sobre o grupo de inscritos no site oficial, que ultrapassou os 110 mil.




Caso queria visualizar o gráfico melhor, clique duas vezes para abrir em outra janela.

Uma das primeiras perguntas do questionário era seu estado de origem. Pelo gráfico abaixo, pode-se perceber a prevalência de pessoas do eixo Rio-São Paulo (36). Os demais estados não listados no gráfico não foram citados, com exceção do Amazonas e Mato Grosso, que terão jogos do evento. Destaque para estrangeiros (3), todos do México.


A próxima pergunta era sobre qual tinham sido a opção de cidade-sede escolhida, visto que nem todos os estados representados acima, terão cidades-sedes. O que pode-se ver é novamente a prevalência no eixo Rio-São Paulo, com a cidade do Rio muito selecionada na primeira opção e São Paulo na segunda opção. Muito pelo fato de quem escolheu Rio como primeira, ter escolhido São Paulo como segunda. Outro fato interessante foi que muitos não escolheram segunda opção de cidade-sede (23).


Uma outra pergunta era sobre a idade de quem estava respondendo. Como esperado a grande procura foi de jovens com idade entre 18 - 19 anos, com boa representação de pessoas com idade de 16-17 anos (estes completarão 18 anos até o evento), e também a participação de pessoas com idade maior do que 30 anos. O que demonstra ainda que não validamente a diversidade de experiências que iremos nos deparar.

Quando perguntado sobre qual evento tinha selecionado para ser voluntário, as respostas foram bem surpreendentes. A Copa do Mundo não foi escolha unânime das respostas, assim como os Sorteios para a Copa das Confederações e Copa do Mundo receberam votos de pessoas que não são das cidades onde ocorreram estes eventos.


A última e mais importante das questões do questionário era sobre a área de atuação escolhida pelo candidato durante a sua inscrição. É possível observar que a primeira vista podem trazer um contato direto com os atletas ou com os estádios durante dias de jogos foram as mais escolhidas nas três opções, como discutido aqui no Blog anteriormente, não será bem assim em todas as áreas. Algumas áreas não foram citadas em outras opções, sendo apenas listadas na segunda ou terceira opção. Também não foi perguntado se o candidato selecionou ser solicitado para uma outra área que não a escolhida por ele.


Espero que esta pequena pesquisa, apesar de não ter significância alguma dentro do número de candidatos para voluntário, possa dar uma ideia de como foi esse processo de inscrição. Gostaria aqui de agradecer a todos que pacientemente responderam o questionário e fizeram parte disso tudo.

Postar um comentário

My Instagram

©2019 Mundo Voluntário. Todos os direitos reservados. Tema: OddThemes