Série Cidades Maravilhosas - Brasília

A segunda cidade-sede do Mundial de 2014 que falaremos é a capital federal, Brasília. A cidade está situada no Distrito Federal, que tem 5.789,16 km² de extensão e altitude de 1.172m, e a população é de 2.654.000 habitantes. Com projeto urbanístico de Lúcio Costa e arquitetônico de Oscar Niemeyer, em 1960, nascia uma cidade sob formas inovadoras, diferente em tudo e com um impressionante conjunto arquitetônico e urbanístico a céu aberto. Em 1987, tornou-se Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e, em 2008, escolhida a Capital Americana da Cultura 2008, título reconhecido pela Organização dos Estados Americanos (OEA).



Estádio Nacional

Projeção do Estádio Nacional em 2014.
O Estádio Nacional, mais conhecido como Mané Garrincha, será o palco da abertura da Copa das Confederações em 2013 e já se encontra 76% concluído. A previsão de conclusão da obra é Fevereiro de 2013. O estádio além da abertura da Copa das Confederações receberá mais sete partidas do Mundial de 2014. Com capacidade total para 70.042 espectadores este estádio será o segundo maior utilizado no Mundial, após a Copa a ideia é que a arena seja utilizada para shows e eventos de grande porte.

Mobilidade Urbana

A capital Federal apresenta grandes projetos de mobilidade urbana para sediar  o Mundial e o seu evento preliminar. Um deles o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) está suspenso por medida judicial devido a denúncias de fraude no processo. O governo já diz que o projeto não ficará pronto até 2014. O projeto do VLT é ligar o aeroporto à Asa sul da Capital. As obras começaram em 2009 e encontram-se paradas por falta de nova licitação. A ampliação da DF 047, rodovia que dá acesso ao Aeroporto, estava prevista para iniciar em Janeiro de 2012, mas como o projeto depende do VLT ele ainda não saiu do papel.
A reforma dos terminais e do módulo operacional do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek estão dentro do prazo de execução com previsão de conclusão em Dezembro de 2013.

Pontos Turísticos


Em votação popular, foram eleitas as 7 Maravilhas de Brasília:

Catedral Metropolitana

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, sua pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958. Teve sua estrutura pronta em 1960, e em 31 de maio de 1970, foi inaugurada de fato, já nesta data com os vidros externos transparentes. Na praça de acesso ao templo, encontram-se quatro esculturas em bronze com três metros de altura, representando os evangelistas.


Congresso Nacional

 Como a maioria das construções oficiais brasilienses, o edifício do congresso foi projetado por Oscar Niemeyer, que segue o estilo da arquitetura brasileira moderna. A semiesfera à esquerda é o assento do Senado, e o hemisfério à direita é o assento da câmara dos deputados. Entre eles há duas torres dos escritórios. O congresso ocupa também outros edifícios vizinhos, alguns deles interconectados por um túnel.


Palácio da Alvorada

Palácio da Alvorada é designado como a residência oficial do presidente da República Federativa do Brasil. Situa-se às margens do lago Paranoá, tendo sido o primeiro edifício inaugurado na Capital Federal, em 30 de junho de 1958.


Palácio do Planalto 

O Palácio do Planalto é a sede do Poder Executivo Federal, local onde está o Gabinete Presidencial do Brasil. Está situado na Praça dos Três Poderes em Brasília e foi um dos primeiros edifícios construídos na nova capital. 

Templo da Boa Vontade

O Templo da Boa Vontade foi construído em 1986 com o intuito de oferecer um local ecumênico de elevação espiritual. Estima-se que este seja o ponto turístico mais visitado em Brasília. Dados apontam que cerca de 20 milhões de pessoas vindas de todo o mundo tenham passado por lá.


Santuário Dom Bosco


A Catedral Metropolitana de Brasília é muito popular e a maioria conhece o local ao menos por fotos. Mas, o Santuário Dom Bosco, uma homenagem ao padroeiro de Brasília, é tão impressionante quanto a obra do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, que às vezes é esquecido pelos visitantes da capital federal.

Ponte JK

Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como Ponte JKliga o Lago SulParanoá e São Sebastião à parte central de Brasília, através do Eixo Monumental, atravessando o Lago Paranoá. Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, a estrutura da ponte tem um comprimento de travessia total de 1200 metros, largura de 24 metros com duas pistas, cada uma com três faixas de rolamento, duas passarelas nas laterais para uso de ciclistas e pedestres com 1,5 metros de largura e comprimento total dos vãos de 720 metros.


A próxima cidade será a cidade de Cuiabá no Mato Grosso do Sul.

Postar um comentário

My Instagram

©2019 Mundo Voluntário. Todos os direitos reservados. Tema: OddThemes