Série Cidades Maravilhosas - Cuiabá

Capital do estado de Mato Grosso do Sul, Cuiabá possui aproximadamente 550 mil habitantes e foi fundada em 8 de abril de 1719. Até o fim do século XX a cidade ficou estagnada desde o fim das jazigas de ouro em seu território. Hoje, além das funções politico-administrativas, é o polo industrial, comercial e de serviços do estado. Também é conhecida como "cidade verde" por causa da arborização. A cidade está situada a mesma distância do Oceânico Pacífico e do Oceano Atlântico, ou seja, exatamente no meio do continente sul americano.



Arena Pantanal



Com capacidade prevista para 43.600 espectadores, pode ter essa capacidade reduzida em 30% após os 4 jogos da fase de grupos que sediará em 2014. Encontra-se 47% construída, o que é o prazo já que não sediará jogos no evento teste em 2013. A arquibancada oeste já está 100% concluída. São quatro frentes de trabalho iniciadas em setembro o que garantirá o andamento mais rápido da obra, segundo a Secopa.

Mobilidade Urbana

Assim como outras cidades sedes, Cuiabá investe em transporte público para receber turistas durante a Copa do Mundo. A cidade utilizará o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) mas a sua entrega parece ser improvável até 2014, uma vez que há certa confusão na licitação que somente foi liberada agora em Setembro com orçamento previsto para 1,7 milhões de reais.

Pontos Turísticos

Centro histórico
Fundada em 1719 , com a descoberta de ouro em abundância, Cuiabá transformou-se em uma das maiores cidades do Brasil em menos de duas décadas. Mas, passada a corrida do ouro, a verde capital do velho oeste brasileiro teve que resistir a longos anos de solidão nesses sertões.

Centro geodésico da América do sul
Demarcado pela Comissão Rondon , em 1909 , o centro geodésico da América do Sul fica no antigo campo do Ourique - hoje a praça Moreira Cabral, onde também fica a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O local já foi uma praça de enforcamento de condenados e também um campo de touradas.


Arsenal de Guerra
Foi criado em 1818, por ordem de Dom João IV. Foi construído para ser "um estabelecimento militar para conserto e fabricação de armas", conforme definiu a carta-régia.


Catedral Metropolitana
Inaugurada em 1973, a atual catedral foi construída sobre os escombros da antiga , uma joia do período colonial que foi demolida num episódio até hoje não esclarecido


Igreja do Bom Despacho
A "Notre Dame Cuiabana" é, ao menos externamente, a mais bela igreja da cidade. Seu estilo gótico, inédito em boa parte do país, foi definido por um arquiteto francês que teve toda a liberdade para ousar. Inaugurada em 1919, a igreja ainda está inacabada.


Casa do Artesão
A Casa do Artesão tem uma bela amostra da cultura mato-grossense . Há um Museu do Artesanato com exposição permanente de peças caboclas e indígena.



Parque Estadual Mãe Bonifácia
77 hectares de área verde e diversas espécies da flora e vegetação típica do cerrado, com diversas pistas para caminhada.

Postar um comentário

My Instagram

©2019 Mundo Voluntário. Todos os direitos reservados. Tema: OddThemes