Entrevista com Jadson Almeida

Tudo começou quando a organização do evento finalmente começou a se pronunciar e entrar em contato com alguns candidatos, de São Paulo, que se inscreveram para participar do sorteio da Copa das Confederações - que acontecerá ano que vem, 2013.

Boatos, comentários, e acima de tudo, expectativas!
Aos que não foram, surgiram as dúvidas. Foi o primeiro real encontro da comissão organizadora com os voluntários.

Pensando nisso, convidamos Jason Almeida, selecionado para este primeiro evento, para nos conceder uma entrevista, a fim de sanar as principais dúvidas de todos os voluntários. 

Jadson com o mascote da Copa da África do Sul, Zakumi




·      Mundo Voluntário - Olá Jadson, é um prazer tê-lo em nosso blog! Comece falando um pouco sobre você e sua experiência no mundo do voluntariado.


Olá galera! O prazer é todo meu e espero poder ajudar, vamos lá: Sou Jadson Almeida, 32 anos (10/11), moro em São Paulo, graduado em Comunicação Social.

   Visando melhorar o idioma inglês e adquirir a fluência do dia a dia, a minha experiência no mundo do voluntariado começou em 2009 quando participei de um comercial de TV em Vancouver, para uma campanha sobre o fim dos moradores de rua no Canadá. Em seguida me inscrevi para trabalhar nos Jogos Olímpicos de Inverno 2010 de Vancouver, mas não obtive êxito. Enquanto me inscrevia para o evento de Vancouver, aproveitei para também me inscrever para a Copa do Mundo da FIFA em 2010 na África do Sul. Fui selecionado, fiz a entrevista no consulado sul africano em SP, em seguida realizei o treinamento online e embarquei para Port Elizabeth, a cidade escolhida na hora da minha candidatura. Em Port Elizabeth morei com outros voluntários internacionais (2 argentinos, 1 francesa, 1 canadense, 1 coreana, 1 suiço, 1 italiano, 1 nigeriana e 3 brasileiras) em uma casa próxima ao estádio Nelson Mandela. Além das atividades de voluntários que tínhamos, juntos realizamos passeios, como safaris e uma viagem ao Cabo da Boa Esperança, na Cidade do Cabo. Durante a viagem conhecemos muitas pessoas, inclusive outros voluntários brasileiros de outras cidades.

   Depois da copa, o assunto que ficou no ar foi qual seria a nossa próxima aventura como voluntário. Dentre as muitas opções, citaram a Euro2012 na Polônia/Ucrânia e eu não tirei isso da cabeça. Não deu outra: fui selecionado, fiz entrevista por Skype e treinamento online. Deu tudo certo, seria a minha primeira viagem para Europa. Fui voluntário em Hospitalidade na cidade Gdansk, na Polônia. Foi uma experiência fantástica! 




·       MV - Como a FIFA entrou em contato com você para convidá-lo para esse evento?

Na verdade a FIFA fez contato com o meu irmão através de e-mail (texto extra). Mas como meu irmão não poderia atender ao evento devido compromisso no trabalho, eu resolvi enviar um e-mail para a FIFA me apresentando e perguntando se eu poderia ir no lugar do meu irmão. A resposta foi positiva, graças à Deus! 


Email de convocação para a 1º seletiva de voluntários


·    MV - Conte um pouco para a gente sobre como foi o evento no geral. (Como você foi recepcionado, se tinha muita gente, quanto tempo durou, quais foram os temas abordados, como finalizaram etc.)
  
  O evento aconteceu no Complexo Anhembi, em São Paulo às 19h do dia 30/10/2012, onde também estava sendo realizado o Salão do Automóvel, o que dificultou encontrar o Auditório Elis Regina, local do evento da FIFA.
    A recepção do evento foi feita pela própria equipe de voluntariado que veio do RJ e foi liderada pelo Rodrigo Hermida, diretor de voluntariado do Comitê Organizador Local (COL). Na entrada do auditório tinha uma banqueta com a relação dos candidatos selecionados onde eram conferidos nome e documento de identidade e entregue a agenda de disponibilidade para preencher nome, e-mail e selecionar os dias/horários disponíveis para trabalhar como voluntário no Sorteio da Copa das Confederações. Os dias disponíveis são de 20/11 à 02/12 e os horários foram divididos em 4 turnos respeitando as 9 horas diárias (sendo 1h de almoço):  4:00 - 13:00, 6:00 - 15:00, 8:00 - 17:00 e 13:00 - 22:00.  A cada 6 dias de trabalho será concedida uma folga. Os horários “anormais” serão para os voluntários que trabalharão nos aeroportos e hotéis.  
   O evento começou com 15 minutos de atraso, durou um pouco mais de 2 horas e tinham aproximadamente 400 candidatos. 
   Durante o evento o Rodrigo apresentou a equipe de voluntariado e os temas tratados foram: a entidade FIFA, os eventos Sorteio + Copa das Confederações 2013 e Sorteio + Copa do Mundo 2014. Rodrigo finalizou com uma breve citação falando sobre os voluntários, funções, código de conduta, horários, e no final apresentou o uniforme da Adidas escolhido para o Sorteio da Copa das Confederações que acontecerá no dia 1º de Dezembro, onde estarei, se Deus quiser.

Uniforme masculino da Adidas, apresentado no dia do evento.




MV -  Quais são suas expectativas, a partir do que você percebeu desse evento no Anhembi? Eles estão se organizando bem?


   Acredito que eles têm um desafio muito grande pela frente, pois além de ser um número record de inscritos, muitos candidatos brasileiros não tem noção do que é ser voluntário, que não tem remuneração ou ajuda de custo. A única coisa que a FIFA vai oferecer para os voluntários no Sorteio é uma ajuda de transporte no valor de R$ 10,00 por dia trabalhado. Isso causou muitas dúvidas da plateia que questionou sobre estacionamento para quem vai de carro, o horários dos trabalhos principalmente os da madrugada entre outras perguntas.

    A minha expectativa é sempre positiva. Eu acredito que será a melhor copa do mundo de todos os tempos.


MV - A organização deu algum prazo para chamá-los novamente para o evento? Haverá uma segunda chamada?


    Foi informado que a mesma agenda de disponibilidade estaria no sistema do programa de voluntariado na internet a partir do dia 31/10, o que realmente aconteceu. Depois disso devemos aguardar que será informado por e-mail quem foi e quem não foi selecionado. Como o inicio do voluntariado é 20/nov, a resposta será enviada nos próximos dias.


Availability Plan, onde o candidato preenche de acordo com sua disponibilidade, 
no site oficial dos voluntários FIFA.

MV - Dê um recado a todos que desejam participar dos Megaeventos

  Participe! Não tenha medo e não seja influenciado(a) por pensamentos negativos do tipo “você vai trabalhar de graça?”, “a FIFA é rica e não vai pagar nada?”, “o que você ganha com isso?”, etc. ...

  O voluntariado é um trabalho sério, onde você aprende muito, troca informações, conhece outras culturas, outros países, e melhora suas habilidades, idiomas e conhecimentos. Muito obrigado pela oportunidade, espero vê-los na copa 2014!

Gostariamos de agradecer Jadson Almeida pela gentileza de responder a essa entrevista, com informações tão úteis para todos os voluntários.

Jadson também tem duas páginas no Facebook. Uma delas é a Voluntário da UEFA EURO 2012 (Eurocopa), onde conta suas experiências sobre voluntariado na EURO COPA 2012 (vale muuito a pena conferir!).

2014 FIFA World Cup Brazil - Volunteers é destinada aos voluntários estrangeiros e todos aqueles que desejam conhecê-los, ajudá-los e recebê-los de braços abertos aqui em nosso país!

É isso gente, espero que todos estejam um pouco mais tranquilos e informados sobre todo o processo :)

Até a próxima!






4 comentários :

  1. Esse Zakumi vale tanto quanto um troféu de campeão mundial! Como faria uma amiga minha... *__* Terá Fuleco fôlego de superar Zakumi como mascote mais carismático até agora desde Footix (o galo mascote da Copa da França)?

    ResponderExcluir
  2. O que pode acontecer com o candidato se ele passar por todo o processo mas nao prestar o servico quando for chamado ?

    ResponderExcluir
  3. Rene, no caso da Copa do Mundo 2014 não acontecerá nada com o voluntário, ele não sofrerá nenhuma sanção do COL. A equipe onde ele iria atuar ficará desfalcada podendo ser chamado outro voluntário ou não.

    ResponderExcluir
  4. Para quem quer ou precisa aprender Polonês, gostaria de recomendar aulas por skype com a Preply https://preply.com/pt/polonesa-por-skype. Os professores são nativos, atenciosos e bem preparados. Além disso, o aluno pode escolher seus próprios horários, sem contar o custo/benefício: muito mais em conta que um curso físico.

    ResponderExcluir

My Instagram

©2019 Mundo Voluntário. Todos os direitos reservados. Tema: OddThemes