Começa o treinamento para 2013 !


Os voluntários que se inscreveram para a Copa das Confederações FIFA 2013 começaram a receber esta semana um email comunicando o início do treinamento GERAL para a competição. Segundo o email que pode ser visto logo abaixo, todos os que manifestaram interesse devem realizar é um processo eliminatório que antecede a DINÂMICA DE GRUPO, a ENTREVISTA e o TREINAMENTO ESPECÍFICO nesta ordem sendo somente o último online.

Email enviado aos voluntários comunicando o início do Treinamento Geral para a Copa das Confederações

Visando isto decidi fazer este post comentando cada parte do treinamento geral e minha visão sobre cada parte.
O Treinamento Geral foi divido em 3 grandes partes: Cursos Necessários, Cursos Optativos e Teste de Inglês. 

Em cursos necessários encontramos assuntos como FIFA, História da Copa das Confederações FIFA, Sedes da Copa das Confederações FIFA Brasil 2013, Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, Ser Voluntário, Áreas de Atuação do voluntário e um teste de conhecimentos.

Já nos cursos optativos temos: Diversidade, Ética, Excelência em Serviços, Excelência no atendimento, Gestão de Conflitos, Gestão Financeira Pessoal, Liderança, Mudanças, Princípios de Sustentabilidade e Superar Desafios.

Podemos perceber claramente a intenção da FIFA com este treinamento. Nos cursos necessários a vontade de apresentar o evento e o tipo de voluntário que eles procuram que não é diferente de outros grandes eventos esportivos. Comentarei cada parte deste treinamento neste post. Já nos cursos optativos (que ainda não fiz) percebe-se a vontade de preparar os pretendentes às mais diversas situações que encontrarão durante sua atuação. E o inglês, mesmo não sendo considerado por agora, servirá talvez para guiar o próprio voluntário na escolha da sua área de atuação.

Especificando ainda mais a abordagem do post hoje, vamos falar sobre o treinamento. Bastante parecido porém mais tecnológico do que o treinamento para os JMM 2011 o treinamento baseia-se na leitura de algumas informações sobre do que o tópico trata. Ao final é realizado um teste sobre o tópico abordado, lendo com atenção principalmente as palavras em destaque o teste fica bastante simples. Outro recurso importante para ser explorado é a definição de algumas palavras que surjam durante o treinamento, o próprio treinamento traz a explicação. As apresentações apresentam até 50 telas mas a média é de 15 a 25 telas por parte.


Visual do portal de treinamento
O primeiro tópico abordado é a FIFA nesta parte temos uma noção sobre a sede e princípios da instituição com o futebol internacional além de sermos apresentados aos projetos de integração como: Meu Jogo é Fair Play e Diga não ao Racismo.

Em seguida, somos apresentados à história da Copa das Confederações. É uma parte bem interessante para o voluntários situar o evento no tempo e no espaço e perceber como a importância para o evento principal foi crescendo ao longo do tempo. Logo após, somos convidados a viajar pelas cidades-sede da competição onde somos apresentados à cultura local, pontos turísticos e informações sobre o estádio da cidade. É justamente nessa parte onde eu encontrei uma pequena falha nas ilustrações, ao falar do Estádio Fonte Nova a foto que aparece é a do Estádio do Castelão, recém inaugurado, confiram abaixo.


Tela do treinamento mostrando imagens do Castelão quando se fala do Fonte Nova
Após esse treinamento temos um sobre a Copa do Mundo FIFA 2014. Onde somos apresentados ao emblema oficial e ao Mascote oficial, sendo abordados significado e processo de escolha de cada um deles. Também é comentado sobre os jogos em cada cidade sede.

Terminando esta parte, entramos na que acredito ser a essencial para todos. O Ser Voluntário nela encontramos várias dicas e regras a serem seguidas pelos voluntários durante o turno de trabalho, como: cuidar bem da aparência, ser gentil, e o que poderá ou não entrar no estádio durante nosso processo de check-in no Volunteer Centre.

Em seguida temos as áreas de atuação do voluntário, cheguei a comentar sobre cada uma delas aqui anteriormente e não errei muito não. Nessa parte temos uma breve explicação sobre o que cada voluntário deverá fazer. No teste final essa parte é bem cobrada.


Ilustração demonstrativa de cada área de atuação
E por fim, chegamos ao Teste de Conhecimentos que contém 20 questões objetivas sobre tudo que foi exposto nos treinamentos. Nem todas as questões são tão óbvias mas nada que um pouco de atenção ao realizar o treinamento não faça a diferença. Ao começar o teste o voluntário terá 1 hora para finaliza-lo. Não é possível visualizar a alternativa correta nem a sua pontuação final ao final do teste.

Ainda não realizei os treinamentos optativos nem o teste de inglês assim que finalizar estes (que pretendo fazer todos) adiciono as informações neste Post.

Postar um comentário

My Instagram

©2019 Mundo Voluntário. Todos os direitos reservados. Tema: OddThemes