Novo Programa de Voluntariado para a Copa

2013 se inicia e com esse novo ano, novas possibilidades. Este é o primeiro post do ano ! Espero contar por aqui todas as novidades de cada dia dos eventos que estão por vir ... E nada melhor do que começar o ano como uma novidade ...

Como não há indícios de que as inscrições para voluntários da Copa do Mundo e muito menos da Copa das Confederações sejam reabertas, resta apenas uma luz no final do túnel para os atrasadinhos que se interessaram pelo Voluntariado. O Governo Federal Brasileiro lançou o programa "Brasil Voluntário". Esse programa integra quase todos ministérios dentre eles o do Esporte, Saúde, Casa Civil e Relações Exteriores.

A principal função do programa Brasil Voluntário é captar novos voluntários, cerca de 7 mil para a Copa das Confederações, que irão atuar no suporte ao evento, organizado pela FIFA. É basicamente uma complementação ao voluntariado da FIFA. Esses voluntários irão atuar numa rede de atendimento que buscará integrar os turistas à cidade-sede e ao evento. Sua atuação será principalmente em aeroportos, áreas de fluxo (acesso), pontos turísticos, festas públicas, Fan Fests, e dando suporte ao público em geral, imprensa não credenciada e torcedores. Também serão selecionados 4.500 voluntários para as cidades de Brasília e Rio de Janeiro que irão participar das cerimônias de Abertura e Encerramento do evento (por isso essa opção ter sido retirada da lista de opções dos voluntários FIFA).

 Para se cadastrar basta entrar no site do Programa (https://www.brasilvoluntario.gov.br/) e clicar na caixa "Cadastre-se como voluntário" lembrando que é preciso ter mais de 18 anos, residir no Brasil e ter disponibilidade de horário (no máximo 6 horas por dia) para se candidatar.
Ao se inscrever o candidato a voluntário estará fazendo parte de uma rede social criada para integrar os voluntários de modo efetivo.

Bom, vamos então destrinchar o programa de voluntariado "Brasil Voluntário". Vejo isto como um acerto do Governo Brasileiro em não deixar lacunas de acessibilidade para os turistas que estarão no país. Há poucas distinções entre os voluntários FIFA e esses, uma vez que em muitas das vezes eles estarão fazendo a mesma função, apenas com "clientes" diferentes. O termo "cliente" é bastante utilizado em eventos como esse para designar a quem deve-se prestar o serviço. Não sabe-se muito sobre esse novo programa, assim que tivermos mais informações elas serão postadas aqui. Eu já me inscrevi nesse programa também, acredito que todos que efetivamente queiram fazer parte do evento deva fazer o mesmo.

Postar um comentário

My Instagram

©2019 Mundo Voluntário. Todos os direitos reservados. Tema: OddThemes