Dinâmica de Grupo para a Copa das Confederações - FIFA


Depois de muita espera primeiro pelo email de aprovação na primeira etapa depois pela dinâmica em grupo, posso enfim comentar tudo que foi esse período de seleção. Os voluntários que escolheram o Rio, como local de atuação, foram os últimos a serem comunicados da sua aprovação e os últimos a começarem a marcar a dinâmica em grupo. Mesmo assim, muitos candidatos a voluntários não conseguiram ainda agendar sua dinâmica (novos horários e datas estão disponíveis - Atualizado em 15/02). Realizei minha dinâmica ontem e vou contar minha percepção desse processo...


Logo que recebi o email, fui até o site dos voluntários e olhei os dias disponíveis para a realização da dinâmica e o local onde deveria ser feita. Os dias estavam distribuídos em antes e depois do carnaval (05, 06, 07, 08, 14 e 15 de Fevereiro) em horários a cada 1h30min que começavam as 8h. Agendei então para o dia 07 das 11h às 12h30. O email também pedia que chegássemos com meia hora de antecedência e levássemos documento original com foto. Sobre o local, particularmente, gostei é bem perto da minha casa, no entanto, achei um tanto quanto escondido para quem não conhece bem a cidade.

Chegando ao local com um certo tempo de antecedência, percebi que o grupo seria bem heterogêneo. Tinha umas 30 pessoas já aguardando e na recepção do local pegavam nosso documento e conferiam nossos nomes. Quando foi pouco mais de 11h, nos chamaram e entregaram um crachá de visitantes, afinal era uma empresa privada o nosso local. Divididos já em salas fomos chamados, todos visivelmente nervosos. Subimos até a sala indicada, onde sentamos em cadeiras de frente para mesas, assinamos a presença, e colocamos nossos nomes em um adesivo que tínhamos que colar na roupa. Na mesa já estavam os Termos do Voluntariado, que após lermos, preenchemos e assinamos. (Enviarei um email para a Organização para saber se poderemos ter uma cópia deste documento, afinal é um contrato e temos que ter acesso aos termos que assinamos dizendo que cumpriríamos). Na sala encontravam-se duas pessoas ligadas à FIFA e ao processo de voluntariado, primeiramente eles nos explicaram como ia ser o processo da dinâmica e perguntaram se alguém não teria a disponibilidade durante os dias do evento. Então começou as dinâmicas. A primeira, era uma dinâmica de apresentação seguida da resposta de uma pergunta. Sorteamos a pergunta a ser respondida e em ordem levantávamos, falavamos o nosso nome, idade e onde moramos, e somente neste momento liamos a pergunta que tinhamos sorteado. Tinhamos 1 min para responder as perguntas que pegam muitos de surpresa. A minha por exemplo, foi uma daquelas feitas para Misses com concurso, imaginem a minha surpresa ao ler esta. Nesta etapa é importante saber se comunicar e ter desenvoltura na  hora da resposta. Responder rápido e algo que seja pertinente ao que eles queiram saber é de muita importância. 

A segunda parte da dinâmica, intitulada "dos males o menor" primeiramente temos que enumerar de 01 a 10 alguns fatos que não devem acontecer durante a Copa das Confederações em ordem de prioridade, sendo o 01 algo que não poderia acontecer de forma alguma e 10 o que se acontecer não causaria tantos prejuízos quanto as outras. A primeira fase era individual e durou 10 min. Na segunda fase fomos divididos em grupos de 5 a 6 pessoas, e devíamos entrar em consenso quanto as nossas numerações. Cada grupo tinha que levar a todos somente uma sequência, que seria posteriormente lida para todos por um membro da equipe. Este sem dúvida é o melhor momento da dinâmica, onde vemos que nossa percepção nem sempre é igual a do outro e temos que saber ceder em certos pontos e em algumas situações saber defender nosso ponto de vista. Não quero adiantar as opções, mas falo que uma foi unânime em todos os grupos, o restante foi bastante variado e cada um com seu ponto de vista bem estruturado.

Depois disso, é a parte de considerações finais onde o processo da dinâmica foi discutido por todos. Neste momento é importante ter voz e saber o que está falando. Não repita o que outros falaram apenas apareça com uma opinião concisa sobre o processo, não tente "vender o seu peixe". Eles não estão interessados nisso por enquanto. Desta parte pude obter algumas observações não só sobre a dinâmica mas também sobre o processo de modo geral. Enquanto um dos "psicólogos" (vou chamá-los assim mas não sei se são mesmo) dirigia as dinâmicas o outro fazia anotações pertinentes ao nosso perfil, essas anotações devem contar para a alocação de voluntários.

O próximo passo do processo é interno, ou seja, não depende de nós. O Comitê Organizador tendo com base a dinâmica e as informações contidas no formulário de inscrição, dividirá os voluntários aprovados em áreas de atuação. Mesmo os eliminados serão avisados por email. Os aprovados já devem receber uma notificação de aprovação, e os que forem necessário, um novo agendamento para entrevista pessoal e teste de inglês. Será possível um candidato negar sua inscrição para a área selecionada. O voluntário que negar não será eliminado, o mesmo indicará uma nova área e entrará no final da fila para esta área. Os voluntários que se destacarem na Copa das Confederações poderão ser escolhidos para a Copa do Mundo (se tiverem inscritos), só não se sabe se ainda terão que passar pelo processo de seleção novamente. 

No final da dinâmica, eles informam o email para contato em caso de eventual dúvida e aproveitei para falar sobre o Blog e sobre o grupo no facebook. É importante ter um contato dos voluntários com os voluntários para ja irmos criando um clima de amizade e cooperação.

E por falar em Facebook, você já curtiu nossa página no Facebook ? Não ?! Ainda dá tempo de curtir, todas as novidades serão postadas lá, sem falar que estamos planejando algumas surpresas para aqueles que curtirem a nossa página, não fique fora dessa ! Curta https://www.facebook.com/blogmundovoluntario !

22 comentários :

  1. Show de bola, Informação mais que útil! Obrigado Phelipe Oliveira.

    ResponderExcluir
  2. Foi exatamente assim mesmo! Rsrs.

    ResponderExcluir
  3. Muito boas as dicas.... Estou aguardando as novas turmas pra dinâmica no Rio..... Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  4. Olá, bom dia!
    Por gentileza, gostaria de saber se mais alguém também esta com esse problema e como solucionou!!!
    Recebi o email com aprovação na primeira etapa e convocação para agendamento da dinâmica de grupo, porém ao entrar no site não encontro a opção para realizar o agendamento. Já mandei email para: voluntarios@brasil2014.com.br e não tive retorno.

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de saber que tipo de perguntas são feitas na primeira etapa da dinamica! Perguntas básicas?

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelas informações. Mas, ainda tenho dúvidas: As dinâmicas são feitas só no Rio de Janeiro? Qual será o periodo de inscrição para o primeiro processo seletivo? Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo ... As perguntas são bem simples e remetem a liderança, coisas do cotidiano e ações futuras. Não posso dar muitos detalhes porque acho desleal com aqueles que como eu fizeram sem saber quais eram as perguntas.

    Nyttah ... As dinâmicas são feitas na cidade que você escolheu para atuar na Copa das Confederações. Não entendi a sua segunda pergunta. As inscrições para o voluntariado da FIFA encerraram em 2012.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela atenção!!1 Agora fiquei mais tranquila. Só aparecia agendamento no Rio... A segunda pergunta refere-se ao período das dinâmicas, qual é o prazo de inscrição? Pois, tenho receio de não ir fazer no RJ e depois ser desqualificada de cara!
    Abraço e mais uma vez obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Nyttah,

    Não sei se há prazo certo para o agendamento, eles disseram que as dinâmicas terminam até o começo de Abril. os horários fecham 48 horas antes do dia marcado. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  11. Qual a roupa? social? calça jeans e blusa social? calça jeans e camisa comum?

    ResponderExcluir
  12. Douglas,

    Por não ser uma entrevista de emprego, eles não devem estar ligando tanto assim para a roupa. Portanto vá vestido normalmente, nada muito formal (eles não querem isso). Um tênis, calça jeans e camisa devem ser úteis.

    Agora se for do RJ não deixe de levar em consideração uma bermuda devido o calor que anda fazendo.

    ResponderExcluir
  13. Alguém sabe até quando vai a dinamica de grupos no Rio de Janeiro.. a ultima data possível para agendamento é dia 1 de março, será que haverão novas datas mais pra frente?

    ResponderExcluir
  14. Anônimo ... não sabemos mas tudo indica que as outras cidades sedes também terão novas turmas mas são apenas rumores.

    ResponderExcluir
  15. Olá, primeiramente gostaria de cumprimentar todos os colegas do programa de voluntariado, moro no interior do Paraná e me inscrevi no programa de voluntariado por AMOR ao esporte e ao BRASIL, ainda não fiz a dinâmica de grupo, tão pouco conheço a cidade, tendo em vista que a passagem, táxi, hotel, comida, vai sair bem salgado pra quem é de tão longe, gostaria de saber se tem alguém aqui do Sul disposto a ir pro Rio fazer a dinâmica e assim dividir as despesas, ou então alguém que more perto de algum local da dinâmica e queira/possa ajudar, seria imensamente grato, desde já, obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  16. Por gentileza, alguem que ja fez a dinamica saberia informar se os horarios estao sedo respeitados? Existe algum atraso entre as sessoes? Preciso me deslocar ate o Rio mas estou com receio de perder ou o voo ou a dinamica...
    grato
    Artur

    ResponderExcluir
  17. olá, uma curiosidade. Há uma diferença entre os voluntarios que serao escolhidos na dinamica para os que se inscreverão no programa brasil voluntarioa, que se encerrou dia 16?

    ResponderExcluir
  18. Pessoal, fico muito feliz que o post esteja ajudando a todos mas vejo que ainda possuem muitas dúvidas. Por isso, amanhã postarei um FAQ com as perguntas de vocês.

    ResponderExcluir
  19. Olá Phelipe Oliveira, qual área você se candidatou?

    ResponderExcluir
  20. A partir de agora vou responder as perguntas que forem feitas nos comentários na postagem de dúvidas, ok ?!

    André respondi a sua por lá.

    ResponderExcluir
  21. Fiz minha dinâmica ontem pela manhã no Riocentro. Estava bem vazio. Na mesma sala que eu fizeram apenas 4 pessoas. Esta dinâmica foi bem mais tranquila do que a do Panamericano em 2007. Boa sorte à todos!

    ResponderExcluir
  22. Tinha agendado pra hoje, mas com a greve fiquei com medo de chegar na rodoviária e não conseguir me deslocar até o Riocentro, porque de táxi ficaria muito caro. A FiFA poderia ter pelo menos providenciado o transporte dos Aeroportos e da rodoviária até o Riocentro....

    ResponderExcluir

My Instagram

©2019 Mundo Voluntário. Todos os direitos reservados. Tema: OddThemes