Nova meta: X Jogos Sul-Americanos Santiago 2014

Os Jogos Sul-Americanos, também chamados de Jogos da ODESUL, são um evento multiesportivo organizado a cada quatro anos pela Organização Desportiva Sul-Americana. O evento reúne esportes olímpicos, como atletismo e natação e outros que não estão no programa olímpico como Boliche e Caratê. 


Os primeiros Jogos Sul-Americanos aconteceu em novembro de 1978, em La Paz na Bolívia, desde então os Jogos passou pelos mais diversos países do continente como Argentina, Chile, Perú, Venezuela e, inclusive, o Brasil no ano de 2002. Inicialmente, foram apenas 8 delegações participantes, agora o evento conta com 15 delegações de países da América do Sul, Central e Caribe.

Nosso país, sede do evento em 2002, ao contrário dos outros países não teve apenas uma cidade-sede, contamos com Belém, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Uma outra curiosidade desta edição é que foi a única vencida pelo Brasil, até então apenas a delegação Argentina vencia os Jogos.

Esse feito então se manteve na edição seguinte, na capital Argentina, no entanto em 2010, em Medellín a vencedora foi a delegação Colombiana.

Em 2014, a cidade sede será Santiago do Chile. Eleita em 2006 juntamente com Medellín, 2010 e ratificada a eleição em 2009. Santiago, receberá os Jogos entre os dias 07 e 18 de Março de 2014, em seguida também acontecerá os Jogos Para Sul-Americanos.

Logo dos X Jogos Sul-Americanos Santiago 2014

Para a organização dos Jogos, a cidade começou a criar projetos que, no futuro, está a começar a construir, e / ou Reformar.Dentre as principais reformas anuciadas pelo Governo do Chile com o Comitê Olímpico do Chile são a reforma da piscina do Estádio Nacional.
Um dos projetos mais ambiciosos é o desenvolvimento do Parque Desportivo em Laguna Caren. Estas terras são administrativamente da Universidade do Chile , uma instituição que está se desenvolvendo bem em uma cidade universitária. Também remodela os estádios de futebol que serão usados na Copa América a ser realizada no ano seguinte.
Projeto do Parque Desportivo em Santiago

Como todo e qualquer evento desportivo e de grande porte, Santiago 2014, carinhosamente chamado de Stgo 2014, está selecionando voluntários ! Serão 3.000 voluntários em 16 áreas funcionais. Para se inscrever basta acessar o site Santiago 2014 Voluntários (em espanhol) e preencher a ficha de inscrição simples. Lembrando que para estrangeiros é necessário o número do passaporte.
Imagem de divulgação

Eu, particularmente, já estou inscrito e pretendo estar neste evento. Espero poder contar com uma "comitiva" Brasileira. Para essas e outras informações curta nossa página no facebook.



Postar um comentário

My Instagram

©2019 Mundo Voluntário. Todos os direitos reservados. Tema: OddThemes