Primeiro evento teste do Mineirão - A visão dos voluntários


O Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, é um dos primeiros estádios da Copa do Mundo a realizar um evento teste com voluntários selecionados pela FIFA. Como o Blog é feito para voluntários nada mais justo que expormos a opinião dos voluntários que atuaram neste evento teste do que deu certo e do que deu errado ! O blog procurou alguns voluntários que atuaram no Amistoso Brasil x Chile no dia 24 de Abril de 2013 para nos contarem a sua percepção da organização.

Os voluntários escolhidos foram convocados por email, caso tivessem disponibilidade de tempo para atuar no evento teste e em um treinamento dias antes. Após a confirmação da disponibilidade foi enviado o local do treinamento, data e local. 

No treinamento para o evento, os voluntários foram credenciados, recebendo um crachá provisório e o nome dos chefes de equipe. Também tiveram uma reunião geral e uma dinâmica entre os participantes depois foram divididos em equipes e conheceram as instalações do estádio.

Acesso dos Espectadores ao Mineirão
No dia do eventos os voluntários receberam uma camiseta, sua credencial, um lanche disponibilizado após o primeiro tempo de Jogo e R$ 10,00 para o transporte no final do evento. No dia do treinamento, não foi oferecido nenhum auxílio.

Sobre a atuação, percebemos que a principal área testada foi a de serviços ao espectador. É a área que normalmente engloba o maior número de voluntários em qualquer evento. No entanto, houve confusão com a alocação dos voluntários nessa área, muitos trocaram de função e setor durante o amistoso, causando confusão nas informações a serem passadas aos espectadores por parte dos voluntários que desconheciam o novo local de atuação.



Alguns voluntários reclamaram da disponibilidade dos funcionários da FIFA para os voluntários. É comum um voluntário não saber uma informação complexa, e ao recorrer a um funcionário da FIFA não obteve êxito com o contato ou não encontravam algum suporte. A proibição do acesso dos voluntários ao estádio com mochilas, bolsas e até capacetes de motocicletas incomodou alguns voluntários que preferiram não atuar por não poderem se deslocar para o estádio sem esses acessórios.

De modo geral, o evento foi muito importante para mostrar pela televisão que a cidade está preparada, mas não foi isso que os mineiros observaram no dia do evento. Antes do início do amistoso, um protesto bloqueou uma das avenidas de acesso ao estádio. O trânsito no entorno do estádio foi modificado somente no dia do jogo o que causou estranheza na população. A falta de estacionamento também é preocupante, apesar da indicação da organização foi de usarem o transporte público. No entanto, o transporte público após o final do jogo mostrou-se ineficiente, houve falta de respeito de motoristas de ônibus com quem queria acessá-lo para voltar para casa.



Com isso, temos que o grande problema do Mineirão e que poderá aparecer em outras cidades sedes é a questão do transporte público (via de acesso e saída indicada pela Organização) e que esbarra na falta de envolvimento da população que presta esse tipo de serviço. Gerando falta de respeito e preços abusivos em táxis. Sem contar que em algumas cidades os principais fornecedores de serviços não possuem conhecimento básico de Inglês.

Segundo os voluntários procurados pelo Blog, não é possível realizar um Mundial nas circunstâncias atuais. Porém os problemas apontados são pequenos e de fácil resolução. Devemos levar em consideração que a Copa das Confederações é um evento teste para a Copa do Mundo em 2014 mas também não podemos esquecer que algumas cidades sedes não terão competições em 2013 e podem apresentar problemas durante o Mundial. E infelizmente, essa mudança não está somente em nossas mãos.

Devido a problemas na acessibilidade, o Ministério Público pediu a suspensão das atividades e dos jogos no estádio do mineirão, na última segunda (06/05), conforme informa o portal de notícias G1 nesta reportagem.

Quer ficar por dentro de tudo que envolve os voluntários na Copa das Confederações e na Copa do Mundo ? Curta também a nossa página no facebook.

Postar um comentário

My Instagram

©2019 Mundo Voluntário. Todos os direitos reservados. Tema: OddThemes