TOEIC ® e o Brasil Voluntário

No sábado passado, 11/05, os voluntários da Copa das Confederações pelo programa Brasil Voluntário fizeram um Teste de Inglês para Comunicação Internacional (TOEIC, em inglês). Este teste não era obrigatório mas seu resultado auxiliará a organização na alocação dos voluntários.

O TOEIC serve para mensurar o nível de inglês do candidato com um enfoque corporativo, para o trabalho em países da língua inglesa ou que exigem o conhecimento do idioma. Utilizado por grandes empresas para admissão, promoção ou realocação de funcionários, o teste consiste em 200 questões divididas em compreensão auditiva e compreensão textual. Cada parte é pontuada de 5 a 495 e a soma final gera uma certificação em 5 cores correspondente ao nível de inglês do candidato.

No entanto, o teste aplicado para os voluntários é uma adaptação chamada TOEIC bridge que avalia os níveis básicos e intermediários de inglês. Por isso, o teste contém apenas 100 questões também divididas em duas partes: compreensão auditiva e compreensão textual. Porém estruturado da mesma forma que o TOEIC normal.

Parte 1: Compreensão auditiva (25 minutos)

Parte 1: Fotografias (15 questões)
Parte 2: Pergunta-Resposta (20 questões)
Parte 3: conversas curtas e palestras curtas (15 questões)

Parte 2: Compreensão Textual (35 minutos)

Parte 4: frases incompletas (30 questões)
Parte 5: Compreensão de leitura (20 questões)

Opinião do Blog:

O teste apresenta complexidade mediana e foi de fácil execução. O pouco tempo pode atrapalhar quem não está muito acostumado com os exercícios, por isso é bom treinar em diversos simulados onlines. A pronúncia é bem parecida com a nativa, com uso de links entre as palavras e tudo mais no entanto as alternativas propostas foram bem simples e de fácil acerto.

Sobre o voluntariado e o Teste ... não sabemos quando o resultado será liberado mas que ele será usado em nossa alocação isso é fato. Fomos solicitados a preencher um cadastro de voluntários, onde informamos Nome, documentos e endereço (esta parte era principal pois a partir dele receberíamos o passe livre para irmos atuar como voluntários). Neste mesmo formulário também optamos por áreas de atuação (Áreas de Fluxo, Mobilidade, Fora do Estádio, Aeroportos e Exibição pública - caso houver), marcamos também em uma tabela nossa disponibilidade entre os dias 13 de Junho e 01 de Julho. Todas essas informações serão analisadas e juntamente com o desempenho do treinamento online e presencial resultarão na nossa área de atuação. No próximo final de semana todas as cidades sedes seguem para o último treinamento presencial, após isso os líderes e as equipes serão selecionados e somente os líderes terão mais um treinamento, também no final de semana.

Estas são as informações do Brasil Voluntário, qualquer outra informação também será postada em nossa página do Facebook, curta e fique por dentro de tudo que acontece para a Copa das Confederações.


2 comentários :

  1. Conforme as definições no site oficial o resultado que é o liberado é somente o grau de proficiência, não sendo liberado nenhum gabarito, prova, quantidade de questões acertadas.

    ResponderExcluir
  2. A variação aplicada aos voluntários do Brasil Voluntario foi o TOEIC Bridge, composto de 100 questões, distribuidas nas partes de listening (23 minutos diretos) e reading, a serem respondidas em até 1 hora e 30 minutos

    ResponderExcluir

My Instagram

©2019 Mundo Voluntário. Todos os direitos reservados. Tema: OddThemes