Treinamento do Brasil Voluntário - Dinâmicas de Grupo

Enquanto os voluntários da FIFA ainda aguardam o término da alocação interna para começar o treinamento específico online e o presencial. Os Voluntários do Brasil Voluntário, lançado depois do programa da FIFA já estão sendo treinados presencialmente.

Os treinamentos do BV estão divididos em módulos e tiveram início no último sábado (27/04) nas cidades-sedes da Copa das Confederações. Em cada cidade o treinamento obedecia o cronograma abaixo:

Apenas 3 módulos serão obrigatórios a todos os voluntários e são eles: Hospitalidade e Acolhimento, História e Cultura da Cidade Sede e Segurança e Primeiros Socorros. Podendo o candidato faltar um deles. O TOEIC é opcional e será oferecido gratuitamente. Já o curso de Liderança será somente para os chefes de equipes selecionados de acordo com a atuação nas dinâmicas.

Como não pude ir no primeiro treinamento, já não posso faltar os outros. Mas agora vamos as minhas considerações sobre o treinamento deste sábado. O local escolhido para as dinâmicas - um campus da UFRJ - é de ótima localização e bem fácil de se chegar de toda a cidade. No entanto, uma situação preocupa que é a segurança. A UFRJ não funciona nos finais de semana, e os treinamentos na parte da tarde terminam às 19h. Por isso, a segurança foi reforçada nas principais saídas do campus e a Universidade ofereceu seu ônibus interno para o deslocamento dos voluntários dentro do campus.

Fomos todos recepcionados no auditório do CCMN e prontamente liberados para as salas onde aconteceriam os treinamentos. Os monitores eram alunos de Graduação das principais Universidades do Rio de Janeiro, UFRJ e UFF. Os alunos de turismo, neste momento foram responsáveis pelo conteúdo "teórico" sobre os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro (que são muuuitos!), alguns a maioria desconhecia e isto favoreceu ainda mais a troca de ideias e curiosidades sobre a nossa cidade.

Após um breve intervalo, tivemos as dinâmicas mais movimentadas, que me lembraram várias vezes as utilizadas no Treinamento da Rio+20. Todas envolviam o tema do Voluntariado, passando por pró-atividade, ações que deveríamos tomar e ações a evitar.

Dinâmica no CCMN - UFRJ 05/05 Manhã

Uma das dinâmicas está representada acima, com a foto de uma outra sala. Onde devíamos responder questões diferentes e ao final percebíamos que assim como a teia formada as ideias de cada um também estavam interligadas e eram dependentes de cada um de nós. 

Principalmente, na última parte das dinâmicas estávamos sendo observados por alunas de psicologia que faziam as mais diversas anotações, assim como aconteceu na dinâmica da FIFA, acredito eu que para traçar o perfil de cada um e assim poder alocar cada voluntário na melhor área.

Mas nem por isso o grupo se mostrou acanhado, a cada dinâmica o grupo ia se integrando cada vez mais. Chegamos as 8h claramente "arrastados" de sono e saímos às 12h30 bem dispostos e felizes. 

E o resultado foi essa fotografia, todos animados para fazer o melhor de si para que a Copa das Confederações dê certo e o Brasil saia ganhando com tudo isso !

Voluntários e Monitores da Sala 7 - Manhã (05/05)

Valeu Pessoal ! Espero que estejam gostando do Blog =D

E pra quem quer ficar mais por dentro ainda do que acontece na Copa das Confederações, tanto no BV quanto no FIFA, curta a nossa página do Facebook.

2 comentários :

  1. Na sua turma tinha pessoas de outro lugar do Brasil?

    ResponderExcluir
  2. parabéns pela iniciativa. precisamos divulgar mais ainda o Brasil Voluntário que vem marcando pontos a cada treinamento.
    ABS
    Edison

    ResponderExcluir

My Instagram

©2019 Mundo Voluntário. Todos os direitos reservados. Tema: OddThemes