Diz aí, Voluntário - Weldeciele Lima - Marketing


Copa das confederações no Brasil. Copa do mundo no Brasil. E a oportunidade de trabalhar como voluntário nos é oferecida. Servir o Pais, o próximo e aprender mais sobre nos mesmos e o trabalho em grupo. Resumindo: oportunidade única.
     Até iniciarmos o trabalho de fato na Arena Pernambuco tivemos de passar por uma série de etapas: Inscrição online, testes e cursos via internet, dinâmicas e entrevistas presenciais e por fim o treinamento específico. O setor de marketing e responsável pelo que? o que os voluntários teriam de fazer? trabalharíamos diretamente com os patrocinadores? Diversos foram os questionamentos que só tivemos uma resposta em nosso primeiro dia de trabalho.


Equipe de Marketing

Treinamento Específico na Arena Pernambuco

     Doze de junho, dia dos namorados que nada, neste dia iniciamos nossas funções. O marketing foi subdividido em áreas e funções específicas como, o programa jovem responsável pelas crianças e gandulas; o serviço de alimentação que trabalha diretamente com as lanchonetes; e as concessões e proteção as marcas que fiscaliza e protege todos os patrocinadores oficiais da concorrência. O voluntário deste setor esta interligado com tudo que diz respeito a marcas e patrocinadores. Na teoria, nos precisamos planejar ações e atividades a serem seguidas no pré-evento, evento e pós-evento. Na pratica, não seguimos diretamente os supostos planejamentos.
Reunião da Equipe no Centro de Voluntários

Trabalho no Campo durante o Jogo

Gravação da chamada do Globo Esporte
      Em Recife tivemos uma equipe mista, composta por voluntários de diversos estados, possibilitando um olhar dinâmico sobre o marketing. A coordenadora nos propôs que fizéssemos o trabalho em conjunto sem subdivisão de áreas. Nos primeiros dias realizamos vistorias nos banheiros, lanchonetes e entorno da Arena Pernambuco a fim de cobrir marcas concorrentes e proteger as patrocinadoras. Alem das vistorias durante o pre-jogo tivemos de circular os espaços de lanchonete









organizando o público e também fiscalizando as marcas concorrentes. Com este trabalho pudemos conhecer o estádio por completo e entender a importância deste setor para um evento de grande porte.
Treino na Arena Pernambuco
      Problemas e dificuldades? As diversas equipes tiveram, não é a toa que a copa das confederações é um teste para a copa do mundo. No geral,  a falta de planejamento e organização da coordenadora do marketing impossibilitou a realização de tarefas simples no pré-evento e sobrecarregou a equipe durante os jogos. Como voluntária posso ratificar o lema do trabalho voluntario na copa, trabalhar em equipe é fundamental para o sucesso de qualquer função, setor ou evento.
      A interação foi fundamental dentro e fora do campo. Durante os dez dias trabalhados posso dizer com satisfação que o melhor desse trabalho voluntario são as relações sociais que ficarão. O melhor do voluntariado são os amigos que fiz e a valorização que tivemos para o sucesso do evento.

Por Weldeciele Lima
Colaboradora do Blog Mundo Voluntário em Recife

Postar um comentário

My Instagram

©2019 Mundo Voluntário. Todos os direitos reservados. Tema: OddThemes