Seleção de Voluntários - Santiago 2014



Faltam exatos 221 dias para o início dos Jogos Sulamericanos que serão sediados em Santiago do Chile entre os dias 7 e 18 de Março de 2014 e o prazo para inscrição dos voluntários está acabando ! Dia 31 de Julho é o último dia para se inscrever.

Alguns voluntários do Chile já estão sendo convocados para atuar em eventos testes, cerca de 40 voluntários participaram do Panamericano Juvenil e Sulamericano adulto de Luta. Áreas como credenciamento, TI, doping, transporte, competições e chegadas e saídas das delegações.

O site oficial do evento para os voluntários é o http://www.santiago2014.cl/voluntarios/. E o email para contato é o infovoluntarios@santiago2014.cl.

Sobre os voluntários estrangeiros as novidades são várias ! As entrevistas pelo telefone já começaram, pelo visto estão seguindo a risca o calendário enviado por email no dia 11 de Julho. Veja o calendário abaixo:

Inscrição: Até dia 11 de Julho
Entrevistas por telefone: Começaram dia 26 de Julho (devem durar 2 semanas)
Oferecimento das funções: Acontecendo somente para as áreas técnico desportivas mas já está acontecendo, sem previsão para término.
Indução: Estimado para Agosto de 2013
Treinamento Geral:  24 de Agosto - 7 de Setembro
Treinamento Específico: Outubro - Novembro de 2013
Entrega do uniforme e credenciamento: Fevereiro de 2014

Para estrangeiros a seleção está sendo diferenciada, devido a dificuldade de deslocamento até a cidade sede para o treinamento e entrevistas. A organização inclusive prioriza candidatos que já tenham atuado em alguma área solicitada para que possam "abonar" os treinamentos. A seleção seguirá os seguintes passos:

Entrevistas: Serão realizadas por telefone cuja programação e confirmação do horário será por email enviado com antecedência. A entrevista é em espanhol e não dura mais do que dez minutos. Realizei minha entrevista no primeiro dia, falei com a Carolina que gentilmente perguntou o que me motivou para me candidatar para este evento, falei das minhas experiências anteriores (Jogos Mundiais Militares, Rio+20 e Copa das Confederações) e prontamente fui perguntado sobre as funções que exerci nesses eventos. Logo ela perguntou se eu gostaria de atuar em alguma dessas áreas (Doping ou Credenciamento). Escolhi a área de doping e ela disse as especificações da função de escolta, que é a disponível para essa área. Então ela me perguntou se eu tinha condições de arcar com os custos da viagem até Santiago porque a organização não custeia esse deslocamento. Prontamente me informou que os estrangeiros serão indicados a chegar com pelo menos 1 semana de antecedência dos jogos para que entrem em contato com a organização e sejam acolhidos e familiarizados com a cidade. Feito isso, ela agradeceu a minha disponibilidade e disse que prontamente entrarão em contato por email e que qualquer dúvida pode ser sanada via email, que aliás tem tido uma resposta muito eficiente.

Treinamento Geral: Será enviado o mesmo material para as 16 áreas por email.

Treinamento Específico: O Material correspondente a área em que foi designado também será enviado por email.

Treinamento presencial: Antes do início do trabalho será feita uma capacitação onde serão sanadas todas as dúvidas que não puderam ser sanadas por email. Por isso, pede-se que o voluntário chegue ao Chile com 1 ou 2 semanas de antecedência.

Com tudo isso, acredito que em breve já saberemos se seremos ou não voluntários no Jogos. E fico muito feliz que os meus amigos da Copa das Confederações tenham se inscrito, mesmo que de última hora, para participar. 

Rumbo a Santiago 2014 !

Um comentário :

  1. Seria legal colocar se vão dar a passagem e todo o resto para quem é estrangeiro.

    ResponderExcluir

My Instagram

©2019 Mundo Voluntário. Todos os direitos reservados. Tema: OddThemes