FIFA premia voluntários de todas as edições da Copa do Mundo

Foto: Divulgação


A Federação Internacional de Futebol (FIFA) durante a premiação Ballon D'Or premiou todos os voluntários de todas os torneios organizados pela instituição, incluindo a última Copa do Mundo realizada no Brasil, com o prêmio FIFA Fair Play. 

O prêmio é dedicado àqueles com bom comportamento desportivo ou outras ações de pessoas ligadas à associação ao redor do Mundo. Desde 1987 o prêmio tem sido entregue a diversas associações esportivas como os torcedores de um time de futebol, espectadores do futebol nas Olimpíadas de 1988 até prêmios individuais como o brasileiro Jorginho que recebeu o prêmio em 1991. Times e confederações também já receberam o prêmio,a CBF recebeu o prêmio em 2004 e o Barcelona FC em 2007 em reconhecimento ao apoio do clube a causas humanitárias e programas de desenvolvimento que beneficiam crianças em todo o mundo. O último prêmio foi entregue a Federação Afegã de Futebol pela "dedicação e trabalho duro para desenvolver o futebol ao nível das bases" e "construção das bases para o jogo, alimentando uma liga nacional em meio à violência e destruição." 


"Esses milhares de indivíduos notáveis dão um exemplo para todos nós.", disse o secretário geral da FIFA Jerome Valcke em um discurso em homenagem aos vencedores do prêmio. "Eles dão o seu tempo e energia para nos ajudar a entregar as melhores Copas do Mundo. Eles trazem entusiasmo e calor para os nossos torneios. Eles fazem nossos torneios especiais. E sem essas pessoas inspiradoras, seríamos incapazes de organizar os nossos eventos ao redor do mundo."

O prêmio foi entregue a cinco voluntários que participaram de edições anteriores da Copa do Mundo. Como o prêmio é destinado a u grupo de pessoas ele ficará no museu da FIFA e cada voluntário presente recebeu uma bola oficial da Copa do Mundo Brasil 2014 assinada pelos candidatos a melhor jogador do ano.

Este é um reconhecimento tardio e até mesmo compensatório após as diversas críticas feitas à FIFA quanto a utilização de voluntários e o tratamento dos mesmos, principalmente no Brasil. Mas não deixa de ser motivo de orgulho a todos que ajudaram a construir, tanto a Copa das Confederações quanto a Copa do Mundo no Brasil em meio a tantas críticas severas ao evento.

Postar um comentário

My Instagram

©2019 Mundo Voluntário. Todos os direitos reservados. Tema: OddThemes