Maria Helena Vieira - Intérprete de Libras

Estreamos nossa nova seção com a história da Maria Helena, uma intérprete de LIBRAS e contadora de histórias voluntária que nos conta três histórias vividas como voluntária intérprete de LIBRAS e na APAE onde trabalha.


Maria Helena em uma das apresentações do
Teatro de Rua Trupe Arte'manha de Pirapora onde é voluntária.

Como tenho no sangue a vontade de ser, sou voluntária nata. Já fui e sou voluntária em diversos setores da cidade em que moro. Sou intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e isto me dá uma bagagem muito boa para atuar como intérprete nesta área, e o último episodio em que atuei como intérprete aconteceu um caso até um pouco hilário e também triste, pois todo surdo deveria ter acesso a LIBRAS mas isto, infelizmente, não acontece. Fui convocada para atuar como intérprete voluntária pelo Juiz da nossa comarca,lá se encontrava um surdo de mais ou menos 28 anos e que não sabia libras, ele era suspeito de um estupro. Vocês não imaginam as caras e bocas que tive que fazer para que o surdo entendesse as perguntas do Juiz. Tive que fazer até uns acenos um pouco depravados pois ele não sabia nada de LIBRAS. Foi muito engraçado pois o surdo fazia gestos obscenos  para indicar o estupro e eu tinha que interpretá-lo o mas fiel possível já que faz parte da ética do intérprete. O juiz fazia as perguntas de uma forma elegante e eu passava para o surdo usando gestos inadequados e o surdo entendia, ele respondia com gestos obscenos e eu em palavras adequadas para o juiz, foi uma saia justa mas faz parte da nossa jornada como intérprete voluntária. No final o surdo conseguiu provar a sua inocência o que não teria acontecido se ele não tivesse o acesso a uma intérprete mesmo sem saber LIBRAS. Nossa missão como voluntário é tentar transpor barreiras, é tentar que todos tenham acessibilidade e tentar o possível e impossível para Deus.





Trabalho em uma APAE (Associação de Pais e Amigos dos Execepcionais) mas também faço trabalho voluntário para as mesmas como acompanhar os alunos nos Jogos internos. Na  minha APAE  tínhamos treinado um dos deficientes para disputar na natação e ele foi inscrito em quase todas as modalidades de esportes pois é um excelente atleta, no dia da natação ele estava concorrendo com vários atletas e tinha um em especial, de outra cidade, que se dizia bom nadador e desafiava nosso atleta a todo instante dizendo que sabia nadar e coisa e tal, nosso atleta estava até com receio mas eu o tranquilizava pois conhecia sua capacidade. Na largada de 50 metros de nado livre para a nossa surpresa o referido atleta não sabia nadar pulou e quem o salvou foi o nosso atleta, com a nossa ajuda. Depois de passado o ocorrido rimos muito pois a professora acompanhante do atleta disse que confiou no aluno pois ele dizia que sabia nadar e ficou esta lição pra nós que sempre devemos estar atentos com nossos alunos e sem duvidar da capacidade de cada um temos que primeiro verificar suas condições.



Outro episódio aconteceu na copa, eu estava no setor de Controle de acesso ao Mineirão e era dia do jogo Colômbia e Grécia  quando um rapaz parando perto de mim e, em outro idioma que peguei somente algumas palavras, ele me relatou que tinha perdido todos seus documentos inclusive o passaporte. Ele estava muito nervoso e falava muito rapidamente, eu o acalmei e só depois que ele ficou mais calmo é que percebi que ele falava em espanhol e estava difícil entendê-lo porque ele falava atropeladamente devido seu estado nervoso, consegui entendê-lo melhor e o encaminhei ao setor responsável pelo achados e perdidos. Seus documentos foram encontrados e mais calmo ele veio me agradecer, foi quando conversamos  e fizemos até amizade trocamos e-mail e endereços. Quando queremos ajudar não há barreiras, nem na comunicação, nem na diferença cultural. Ser voluntário é transpor barreiras, e quebrá-las estabelecendo contatos para  ajuda mútua.



Maria Helena tem 62 anos, é mineira e já trabalhou como voluntária em vários setores principalmente como intérprete de LIBRAS. Trabalhou na Copa do Mundo Brasil 2014 e nos Jogos Paralímpicos das APAES.








Quer enviar sua história também? Preencha o formulário neste link e conte-nos um pouco do que quer falar para todos os voluntários.

Siga o Mundo Voluntário no twitter @MundoVoluntario

23 comentários :

  1. Que legal Maria Helena Deus abençoe seu trabalho

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Maria Helena, suas experiências são inspirdoras, Deus te use sempre!

    ResponderExcluir
  3. Esse trabalho é muito gratificante, e inesperado! Deus a abençoe muito Lena, tudo de bom pra vc aí! Ser voluntária é expressar um pouco da gratidão a Deus, dando um pouco aos outros...

    ResponderExcluir
  4. Orgulhoso de vc Maria Helena, sempre com o espirito de ajudar....parabéns

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo excelente trabalho e voluntariado....

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Lena

    Não e de menos haja visto seu excelente trabalho voluntário durante. Copa do mundo

    Parabéns

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  7. Sempre muito bom desfrutar dos dons que DEUS nós dá. Ser voluntário é um deles.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo seu ótimo trabalho e dedicação ao longo destes anos sempre com esse espírito de ajudar as pessoas , desejo a vc muitas felicidades e que continue sempre assim , beijinho grande desde Portugal :)

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelos belos trabalhos Lena. Beijão

    ResponderExcluir
  10. Parabens lena um lindo e abençoado trabalho que Deus continue fazendo vc brilhar mais e mais

    ResponderExcluir
  11. Mãe você arrasa super curtir parabéns...

    ResponderExcluir
  12. Parabéns... Parabéns... Parabéns...
    Fabiana

    ResponderExcluir
  13. Lena,
    Desejo que Deus continue te abençoando pois te considero uma pessoa muito especial e marcante em todos lugares que passa, com seu brilho e atitude em ajudar ao próximo, seja ele quem for.
    PARABÉNS!!! O mundo está precisando de GENTE assim!!!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado amiga DEUS seja sempre com vc.

    ResponderExcluir
  15. Obrigado DEUS com vc sempre

    ResponderExcluir
  16. Fascinante lena,muito legal...realmente é um orgulho te lá como amiga!parabéns.

    ResponderExcluir
  17. Foi uma honra ter tido esta pessoa
    como companheira voluntariado FIFA
    Copa 2014-BH-.È ela digna de todo nosso respeito,gratidão
    e saudade.

    ResponderExcluir
  18. Amo este trabalho de voluntariado que todos colaboram para um mundo melhor. Parabéns.

    ResponderExcluir

My Instagram

©2019 Mundo Voluntário. Todos os direitos reservados. Tema: OddThemes