Rodrigo Moitinho - O Sortudo da Copa

Rodrigo Moitinho é um verdadeiro sortudo! Começou sua jornada como voluntário em 2013 e pegou gosto, não quer saber mais de parar. Vamos conferir porque ele é tão sortudo assim?!

Minha história e a caminhada como Voluntário esportivo começou em 2012 quando me inscrevi para a Copa das Confederações, Final Draw (Sorteio Final) e Copa do Mundo Brasil 2014 pela FIFA. 


Confesso que não botava muita fé antes das inscrições, mas a pedido de minha avó o fiz e no decorrer das etapas fui me empolgando, conhecendo pessoas durante as dinâmicas e nas Redes Sociais na internet. Cada etapa em que eu passava era uma vitória pra mim, e isso me incentivava ainda mais em continuar pelos demais processos, apesar de algumas pedras no caminho como por exemplo, um parente muito próximo ter me agredido verbalmente pela internet e telefone por conta dessa escolha. O ignorei e segui em frente! 
O melhor momento pra mim foi quando eu recebi a minha área de atuação na Copa das Confederações 2013 que foi a de Transporte aqui em Salvador. Fiquei muito feliz e aguardava ansiosamente para o treinamento da área e descobrir como é ser voluntário. 

Durante o treinamento pude conhecer o que eu iria fazer na minha área e também as pessoas que hoje são meus verdadeiros amigos, apesar do dia-a-dia corrido mantemos contato e nos ajudamos sempre que precisamos. Foi durante um dos jogos aqui em Salvador que eu pude ter a maior surpresa em minha vida, mais precisamente no jogo Itália x Brasil. Neste dia, eu fui encarregado de auxiliar uma das representantes de uma das empresas Patrocinadoras da Copa com seus respectivos Clientes que iriam assistir ao Jogo. Momentos depois de eu levá-los ao local de entrada no estádio, esta mesma representante se dirigiu até a mim e disse que estaria me disponibilizando o ingresso para ver Itália x Brasil em reconhecimento ao meu bom atendimento. Na mesma hora desabei em lágrimas. Logo em seguida, comuniquei o ocorrido a todos os coordenadores possíveis, e de forma unânime, eles me deixaram assistir. 


Depois que troquei de roupa, coloquei a camisa do meu time favorito, o Esporte Clube Bahia (ou BAHÊA), me adentrei ao estádio da Fonte Nova, e fiquei bastante eufórico com o que estava acontecendo comigo naquele 22/06/2013. Clima de quase Copa do Mundo, estádio lotado e com pessoas do mundo inteiro em um só lugar para assistir ao M-E-L-H-O-R jogo de toda Copa das Confederações. Peguei meu ingresso com todo cuidado para não perder, olhei onde eu me sentaria, e ao chegar no bloco certo, lá estava o meu lugar vazio, esperando para que me sentasse e assistisse a partida de minha vida. 
Quando eu sentei e me deparei com a cena do estádio L-O-T-A-D-O, fiquei arrepiado. Por alguns instantes senti que o sonho que sempre tive desde pequeno, que era assistir a um jogo de Copa, estava sendo realizado, pois, durante um dos jogos quando estava assistindo a minha ''primeira'' Copa, desde que me entendo por gente, que foi a da Coréia e do Japão em 2002, eu disse pra mim mesmo ''um dia eu vou assistir a um jogo de Copa''. E esse dia chegou, onze anos depois e faltando poucos dias para meu aniversário que era seis dias depois, no dia 28 daquele mesmo mês. 

Passado todo esse momento de euforia misturado com alegria, pedi para o rapaz ao lado tirar algumas fotos minhas com o Ingresso que tinha acabado de ganhar, e quando a Seleção Brasileira e Italiana entraram em campo, seguindo todo o protocolo de apresentação para seus respectivos Hinos, filmei ambos, não queria perder esse momento único. Mas, quando começou o Hino Nacional do Brasil, o estádio inteiro cantou do início ao fim, em uma só voz, mesmo já tendo sido finalizado no alto falante do estádio. Foi muito emocionante ver que o meu sonho se concretizou, principalmente quando o placar final foi de 4x2 para o Brasil! E claro, voltei ao meu posto antes do jogo terminar, pois sabia que minha área iria precisar de mim durante a Operação de saída dos espectadores. 

Seis meses depois, fui novamente chamado para ser Voluntário, mas agora no Final Draw (Sorteio Final) de Sauípe, porém, fiquei em Salvador atuando na área de Protocolo. Não sabia como é que funcionava a área mas encarei esse novo desafio que novamente me daria novas surpresas. Durante os cinco dias em que atuei pude conhecer pessoas do mais alto escalão Nacional e Internacional dentre eles: dois Ministros, sendo que um deles elogiou a minha cordialidade em meio a tantos outros que no dia estavam indo pegar o Shuttle para Sauípe para um dos eventos do dia; um Prefeito de uma das cidades-sede, que gostou de mim; conheci o Embaixador da Costa do Marfim; a Consulesa da Alemanha e o que eu mais gostei e que até hoje eu lembro do nome que foi o Embaixador do Chile no Brasil Fernando Schmidt, o qual conversou de forma tão legal e até elogiou minha oralidade no Inglês e até me pediu para fazer um curso de Espanhol, já que eu disse a ele que falava muito pouco a língua. Um dia irei cumprir esse pedido. 

Durante o intervalo de tempo entre o Sorteio Final e a Copa do Mundo eu fui convidado, em um espaço de tempo de 3 dias, por duas pessoas para realizar trabalhos com elas. Queria muito ter aceitado os dois, porém, aceitei apenas um deles, que foi o primeiro a me convidar, e que contribuiu ainda mais para os meus conhecimentos na área de Transporte aqui em Salvador, pois, atuei em um Posto Avançado acerca das informações sobre o Trânsito durante o período de carnaval para os moradores e foliões aqui na minha cidade. Esses convites foram frutos do meu trabalho desenvolvido durante os dois últimos eventos citados. 

Quando chegou a Copa do Mundo, o momento mais esperado, fui novamente Voluntário da área de Transporte, e tudo o que aprendi eu estava pondo em prática durante a minha escala, só que mais uma vez o destino me deu novas surpresas. Nessa inesquecível experiência eu ouvi muitos elogios de vários tipos, desde um segurança do estádio em relação à minha firmeza no meu trabalho até uma coordenadora que faz parte da minha área me querer em todos jogos na área de desembarque dos jogadores dentro do estádio. Fiquei muito feliz com isso! E foi numa dessas atuações na área de desembarque que eu pude ver os melhores jogadores do Mundo a um metro de distância de mim; conheci os familiares dos jogadores da Costa Rica, pelo fato do meu coordenador ter me designado a tarefa em auxiliá-los na saída do Estádio, etc. Mas de todas essas atuações, a que mais me deixou feliz ao final dos trabalhos, foi quando um membro da Comissão Técnica do Irã chegou aflito na área que eu fiquei e ter dito que não colocaram as chuteiras dos jogadores nos vestiários. E lá fui eu ajudá-lo e encontramos rapidamente o material e carreguei junto com ele até uma área próxima dos vestiários. 

Ao final do jogo quando a delegação do Irã toda estava saindo, eis que me surge este mesmo membro da Comissão Técnica do Irã com a mão estendida para fora do carro para que eu estendesse também, que me deixou a entender que foi um ato de agradecimento pela minha ''mãozinha'' a ele horas mais cedo. E mais recentemente descobri que ''ganhei'' o prêmio como Voluntário (eu e mais 14 mil) na Categoria Fair Play da FIFA e de quebra estive presente no vídeo que passou em homenagem aos Voluntários da Copa do Mundo, o qual foi visto mundialmente com direito a Messi, Cristiano Ronaldo, Marta, dentre outros estarem nos vendo e contemplando o nosso trabalho para que esta Copa fosse A Copa das Copas! 



Minha atuação como Voluntário não ficou estagnado no esporte, e expandi para o lado social nas Eleições de 2014 como Mesário Voluntário e durante a Semana Nacional de Conciliação no Fórum Ruy Barbosa aqui em Salvador, já que sou estudante de Direito. Se hoje me perguntassem se valeu a pena ser Voluntário na Copa do Mundo apesar das polêmicas que giraram em torno dela, principalmente a questão do dinheiro, eu diria que SIM! Valeu muito a pena, principalmente depois de todos esses acontecimentos únicos na vida de uma pessoa que é apaixonada pelo esporte e ainda aconselharia a todos serem voluntários em algum evento esportivo que puder participar, pois o que eu vivi eu vou poder guardar e contar essas histórias pro resto da minha vida e Dinheiro nenhum no mundo irá pagar pelas experiências incríveis que tive no espaço de tempo de um ano.

Rodrigo Moitinho tem 21 anos, é estudante do 7º período de Direito e foi voluntário na Copa das Confederações, Final Draw e Copa do Mundo em Salvador.





Quer enviar sua história também? Preencha o formulário neste link e conte-nos um pouco do que quer falar para todos os voluntários.

Siga o Mundo Voluntário no twitter @MundoVoluntario

26 comentários :

  1. Parabéns meu amor, você merece isso é muito mais! O Voluntariado foi a melhor experiência da sua vida, e que eu sei que você levará isso pro resto da vida. Que muitas e muitas conquistas sejam alcançadas, e todo sucesso do mundo pra você, sei o quanto é feliz por esse gesto tão lindo de solidariedade e prestígio que você teve pelo seu país, você sempre foi um orgulho! Parabéns pelo trabalho maravilhoso que você e todos os seus colegas voluntários fizeram na Copa do Mundo 2014. Um grande beijo :* ❤

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Rodrigo ! Precisamos de mais pessoas assim como você ! Sucesso

    ResponderExcluir
  3. Olá Rodrigo, parabéns pela bela experiência que você teve como voluntário da copa! Um belo incentivo!

    ResponderExcluir
  4. Grande Rodrigo ! Parabéns garoto! Sucesso !

    ResponderExcluir
  5. Parabéns cara! Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Rodrigo ! Você é o cara !

    ResponderExcluir
  7. Rô que linda experiência , parabéns ! Você merece garoto

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Rodrigoo, que mais surpresas aconteçam em sua vida! Muita luz em seu caminho!!

    ResponderExcluir
  9. Show de bola cara!! Vc é uma pessoa de muita sorte!! Você é um exemplo!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Rodrigão! Vc é O cara!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Moito ! Sucesso !

    ResponderExcluir
  12. Parabéns cunho lindo, mais sucesso para você, tu merece isso e muito mais!!!

    ResponderExcluir
  13. Congratulations dude! Awesome!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns mano ! Muito sucesso pra você , tu merece muito mais !

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Rodrigo , muito bonita sua história

    ResponderExcluir
  16. Muito bom ver que existem pessoas assim como você caro Rodrigo, solidário, humilde e eficaz naquilo que faz mesmo tendo sido um trabalho voluntário, precisamos de mais pessoas assim como você ! Irei fazer a seleção de voluntariado para as Olimpíadas e espero muito ter essa oportunidade na minha vida. Um abraço, Carlos.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Rodrigo! Muita Luz em seu caminho!

    ResponderExcluir
  18. Rodrigo, bela história! Isso mostra o quanto o trabalho voluntário é valioso, cada um de nós deveríamos realizar trabalhos assim nas nossas vidas, é gratificante! Parabéns garoto

    ResponderExcluir
  19. Parabéns, muito legal sua historia, muito mais sucesso na sua vida !

    ResponderExcluir
  20. Rodrigo, muito sucesso na sua vida, que essa experiência só aumente ainda mais as grandes vitórias que vc alcançará! Um forte abraço, Francisco

    ResponderExcluir
  21. Grande conquista Rodrigo! Parabéns

    ResponderExcluir

My Instagram

©2019 Mundo Voluntário. Todos os direitos reservados. Tema: OddThemes