Rio 2016 em parceria com a Estácio abre o primeiro centro de formação de voluntários

Após comemorar o marco de 500 dias para os Jogos Olímpicos com direito a mascote olímpico em cima do bondinho do Pão de Açúcar, o Comitê Rio 2016 em parceria com a universidade Estácio de Sá começou a seleção dos 70 mil voluntários que irão atuar nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Centro de Seleção da Barra da Tijuca no Campus Tom Jobim da Estácio
(Foto: Mundo Voluntário)
A infraestrutura dos 15 centros de seleção do Brasil será toda oferecida pela universidade que já apoiou diversos eventos na cidade do Rio como os Jogos Pan Americanos, Jornada Mundial da Juventude e o Rock in Rio. Em entrevista coletiva o Gerente de Recursos Humanos do Comitê Rio 2016, Henrique Gonzalez, destacou a parceria com a Estácio e com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) que apoiaram também a seleção dos voluntários que aplicarão as dinâmicas, os voluntários selecionadores. Esses voluntários já somam 200 pessoas dos mais diversos níveis de competência na área de seleção, a previsão é de que sejam 2 mil voluntários selecionadores em todo o Brasil e as inscrições continuam abertas, saiba mais clicando aqui.

Entrada do centro de seleção da Barra da Tijuca
(Foto: Mundo Voluntário)
Repleto de frases motivacionais o centro de seleção da Barra da Tijuca, no campus Tom Jobim, foi o primeiro a ser inaugurado na cidade do Rio de Janeiro. O segundo centro de seleção da cidade funcionará no centro da cidade e abrirá as portas no próximo sábado (28/03). Os centros de seleção funcionam de segunda a sexta das 8h às 21h, sábado das 8h às 18h e domingos das 8h às 12h.

O Time Rio 2016 está muito ansioso para conhecer todos os voluntários. "Eles (voluntários) deixam de ser números e nomes em tabelas e passam a ser rostos animados e contentes" disse Flávia Fontes, Gerente Geral de Voluntários do Comitê Rio 2016. Acompanhamos o passo a passo de um voluntário no centro de seleção desde a chegada até o final da dinâmica e podemos adiantar que a experiência é única e fará o voluntário se sentir parte dos Jogos e nem cogitar desistir da sua jornada até o dia 05 de Agosto de 2016. 

É preciso realizar um check-in onde apresentamos um documento de identificação e algumas informações sã checadas ou atualizadas, se necessário. Tira-se uma foto do candidato e recebemos uma identificação. No momento agendado o voluntário é conduzido a uma sala de imersão, onde pode sentir um pouco do clima de uma competição internacional de nível olímpico. São passados vídeos sobre a atuação do voluntário em jogos passados, sobre a competição em si e sobre a cidade do Rio de Janeiro. Quem não se emocionar nessa etapa não é voluntário de verdade (brincadeira rs).

Obstáculos na dinâmica (Foto: Divulgação Rio 2016)
Depois do vídeo os candidatos são desafiados a passar por um obstáculo um tanto que curioso e divertido, vale a pena a experiência da superação. Em seguida, eles são encaminhados para as salas da dinâmica. Nessa etapa a interação é o ponto chave. O voluntário irá conhecer mais sobre a área funcional que foi selecionado e como será sua atuação caso seja aprovado na dinâmica. É preciso lembrar que o voluntário pode conferir pra qual área foi selecionado no momento de agendar sua dinâmica.

Além de conhecer sua função, o voluntário ainda vai ter acesso a informações sobre a estrutura dos jogos e da sua jornada até a carta convite. Para os voluntários que se dispuseram participar dos eventos testes, que começam em agosto deste ano, e já realizaram a dinâmica a carta-convite para participar desses eventos começa a chegar a partir de Maio deste ano. Devem ser selecionados por volta de 20 mil voluntários para atuar nos eventos testes, portanto fique ligado no portal de voluntários e espere a sua carta convite. 

Mas se o convite para você participar dessa etapa ainda não chegou não se preocupe! Os convites são enviados por área de atuação e você provavelmente foi selecionado para uma determinada área que as entrevistas ainda não começaram, as primeiras áreas chamadas são apoio operacional (APO) e atendimento ao público (ATD). Quando os dois centros de atuação estiverem em funcionamento a previsão do Rio 2016 é de conhecer 200 candidatos por dia e uma Área Funcional é entrevistada por dia. 

Serão montados centros de seleção fixos nas cidades sedes do Futebol (São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Manaus) além de um centro itinerante que percorrerá as principais capitais do Brasil. Os Centros de Seleção são totalmente acessíveis e inclusivos para que todos possam sentir-se parte do Rio 2016.

Confira as fotos do centro de seleção na Barra da Tijuca na nossa galeria no Facebook, clicando aqui.

Postar um comentário

My Instagram

©2019 Mundo Voluntário. Todos os direitos reservados. Tema: OddThemes