Fabiana Bertolozzi - De espectadora a voluntária

Fabiana nunca tinha pensado em ser voluntária em grandes eventos esportivos, mesmo tendo contato com esporte desde bem cedo. Bastou assistir aos Jogos Olímpicos e observar o espírito do voluntariado em ação para se apaixonar e começar a sua jornada.


Minha vontade de ser voluntária começou em 2012 quando fui assistir aos Jogos Olímpicos de Londres. Quando cheguei na Inglaterra fui recebida por diversos voluntários com muita alegria e um belo sorriso no rosto. Antes de viajar escutei várias vezes que os ingleses eram frios mas vi que de frios eles não tinham nada.

Minha jornada nas Olimpíadas se ressumiu a assistir vários jogos de vôlei pois sou apaixonada pelo esporte, e tinha o sonho de ser jogadora, já fui federada enquanto adolescente. Quis conhecer o parque olímpico também e tive a oportunidade de assistir o handball. A cada ida aos locais de competições eu era sempre recebida por um voluntário que tinha a informação na ponta da língua sempre animados e divertidos. Em um desses dias, no metrô, a caminho do Earls Court encontrei uma voluntária da área médica que ia trabalhar no jogo de vôlei, e fomos conversando por todo o caminho do metrô. Uma senhora inglesa muito simpática me contou que estava adorando participar de tudo aquilo, e pediu um pin para trocar mas naquela época não entendi o motivo do pedido (hoje eu sei...rsrs).


De volta ao Brasil me programei para me inscrever como voluntária dos Jogos Olímpicos que acontecerão ano que vem no Brasil.Chegou 2013 e aconteceu a Copa das Confederações que, por motivos pessoais, não tive interesse em participar nem de torcer foi um ano atípico pois adoro esportes.Mas soube no fim de 2013 de uma nova oportunidade para inscrever como voluntário na Copa do Mundo que aconteceria em 2014 e aos 46 minutos do segundo tempo, resolvi me inscrever, porque achei que era uma boa oportunidade para treinar outros idiomas, conhecer novas pessoas e ter experiência para o Rio2016.


Enfim, 2014, ano da Copa do Mundo e eis que recebo a feliz notícia de que fui uma das selecionadas como voluntária. Fiquei muito feliz mesmo sendo muito criticada pela maioria dos amigos e família que diziam que eu era burra, idiota, de trabalhar de graça e não ganhar nada, para eles o ganhar significava coisas materiais, mas para mim, ganharia como ser humano.

Realmente fizemos a COPA DAS COPAS, mesmo com alguns problemas de infra-estrutura, soubemos conduzir o evento da melhor maneira possível.Conheci pessoas maravilhosas, tive a oportunidade de realizar um trabalho totalmente diferente da minha profissão. Trabalhei como STS em São Paulo em todos os jogos da Arena São Paulo. Em um dos jogos tive a oportunidade de receber um grupo de deficientes visuais, foi um momento mágico pois conversando com o grupo era perceptível a alegria dessas pessoas por estarem participando de um evento como esse e isso me fez perceber que não precisamos ver as coisas para sentir, me emocionei muito com eles. E o mais legal foi que a FIFA disponibilizou uma narração diferenciada para eles, feita por voluntários!

Atendi pessoas do mundo inteiro na maioria das vezes fui recompensada com um sorriso, um obrigado e até uma homenagem no facebook (e isso não tem dinheiro que compre ou pague), outros me receberam com um pouco de soberba, alguns foram mal educados mas em nenhum momento deixei de estar alegre e feliz.

Os trabalhos foram um pouco cansativos, sim! Mas nada que não fizesse eu querer voltar nos próximos jogos e desanimar. Fiz grandes amizades que levarei comigo eternamente. No fim de 2014 fiz minha inscrição para voluntária no Rio2016 e agora aguardo ansiosamente o resultado. Estou pronta para servir e representar meu pais em mais um evento épico. Que venham os Jogos Olímpicos.


Fabiana tem 34 anos, é arquiteta, vivenciou o parque olímpico de Londres 2012 e recepcionou o mundo na Arena São Paulo na Copa do Mundo. Agora está inscrita como voluntária pros Jogos Olímpicos.






Quer enviar sua história também? Preencha o formulário neste link e conte-nos um pouco do que quer falar para todos os voluntários.

Siga o Mundo Voluntário no twitter @MundoVoluntario

Um comentário :

  1. Tive o prazer de atuar junto com a Fabiana na Copa FIFA 2014 em São Paulo, realmente é uma experiencia única.

    ResponderExcluir

My Instagram

©2019 Mundo Voluntário. Todos os direitos reservados. Tema: OddThemes