Cochabamba 2018 já aceita registro para voluntários

Como já informamos aqui no Blog, 2017 será um ano de descanso e preparação para o novo ciclo olímpico. Mas a organização desses eventos, como já sabemos, se prepara com uma certa antecedência na busca por voluntários. No próximo ano além dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires também teremos um evento de menor porte, os Jogos Sulamericanos em Cochabamba na Bolívia.



Os Jogos Sulamericanos contaram com a participação de 14 países em 35 modalidades em 40 instalações esportivas espalhadas por toda a cidade boliviana.


Com data de início marcada para o dia 26 de maio e encerramento para 08 de Junho, o evento de apenas 11 dias é uma boa oportunidade para o voluntário praticar um novo idioma (somente o espanhol é usado neste evento) e aumentar sua experiência em eventos esportivos.

As inscrições para voluntário no evento já estão abertas e como foi no último evento sulamericano (Santiago 2014), o formulário é bem simples e fácil. Basta preencher o formulário deste link com as informações exigidas e aguardar o contato da organização por email. 
O formulário deve ser preenchido com Nome (Nombre), Sobrenomes (Apellidos), Áreas de atuação (Areas operativas), Nível de instrução (Formación profesional), País, Telefone e celular (Teléfono), Email e ainda mandar uma mensagem para a organização.

Algumas dicas do Mundo Voluntário
Não esqueça de colocar o código internacional brasileiro (+55) antes do seu número de telefone com DDD.
Escreva a mensagem em espanhol, se precisar use o google tradutor, e explique nela um pouco das suas experiências anteriores e porque escolheu o evento para ser voluntário.Nas áreas operacionais escolha no máximo 3 áreas que você tenha afinidade e aceitaria trabalhar com certeza.

A organização já conta com 1503 voluntários, segundo o site oficial, e ainda selecionará muitos outros para a atuação durante os Jogos. Esses voluntários serão alocados em 9 áreas de atuação, são elas:

Instalações Esportivas (Escenarios Deportivos): O voluntário nesta área será responsável pelo suporte e sobre a recepção do público na instalação, bem como a evacuação da mesma em caso de qualquer eventualidade.

Protocolo: O voluntário nesta área será encarregado de auxiliar a cerimônia de abertura e encerramento e premiar atletas de cada uma das disciplinas. Por outro lado, também encarregado de içar bandeiras e todas as cerimônias solenes que aconteçam.

Marketing e Comunicação (Marketing y Comunicación): O voluntário nesta área apoiará, com seu conhecimento específico, os editores de notícias, fotógrafos, editores de mídia social, sala de imprensa,  zona mista entre outras localidades.

Médica: A área médica vai ser a primeira linha de ação em caso de qualquer emergência ou urgentes, pequenos grupos terão de reação em cada uma das instalações esportivas que irão apoiar as tarefas de controle de dopagem.

Comites Olimpicos Nacionales: Os voluntários irão estar em contacto direto com as autoridades dos Comitês Olímpicos Nacionais e os chefes de missão de cada um dos 14 países participantes nos jogos, os voluntários devem ter a capacidade para resolver qualquer eventualidade que possa acontecer.

Hospedagem e alimentação (Hospedaje y Alimentación): A alimentação e hospedagem são dois pilares fundamentais para o desempenho de um atleta; Os voluntários nesta área deve ser responsável por coordenar a entrega de alimentos em tempos do jogo, além de responder a qualquer contingência relacionada à hospedagem.

Tecnologia da Informação (Tecnologías de la información): Os voluntários nesta área, como para apoiar os sistemas de transcrição e tempo de gravação e marcas, graças a você sabemos os resultados.

Transporte: O transporte dos atletas de ida e volta das instalações esportiva é fundamental para a realização do evento, os voluntários deverão coordenar o transporte de cada delegação, levando em consideração a quantidade de pessoas e a capacidade de cada veículo, baseando-se na tabela de horários disponível.

Técnica Deportiva: Esta área será responsável por garantir e apoiar o desenvolvimento de todas as competições. Algumas das tarefas que os voluntários irão nesta área ser: apoio em deslocamentos, cronometrista, preparação do campo de competição e treinamento, entre outros.


Os benefícios oferecidos são os já conhecidos por voluntários experientes. Cursos de capacitação exclusivos para sua atuação, contatos e possibilidade de conhecimento profissional, presentes exclusivos, uniforme exclusivo, credencial para o evento, alimentação durante e de acordo com a sua escala de trabalho, seguro contra acidentes e certificado de participação.

Lembrete!
 O transporte dentro da cidade não está entre os benefícios assim como foi em Santiago 2014. Por isso leve este fator em consideração ao escolher a hospedagem.

A organização está aberta a voluntários extrangeiros que se dispõe a custear o deslocamento até a Cochabamba e sua hospedagem durante a atuação como voluntário. Em breve postaremos dicas de como se planejar financeiramente para aproveitar melhor esses eventos esportivos fora do Brasil.


Boa Sorte, Voluntário! 

Vamos juntos para mais um evento!


4 comentários :

  1. Vamos que vamos voluntários brasileiros ajudar com nossas experiências
    os jogos em Cochabamba/2018.

    ResponderExcluir
  2. já fiz minha inscrição se for convocado estarei passando minha expweriência com voluntario da rio 2016.Cochabamba/2018 me aguarde já estou chegando.

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, somos um grupo de voluntários, já temos muita experiência , atuamos en la copa del mundo, y en las olimpiadas Rio 2016. estamos muito ansiosos e felizes para ser voluntários neste país, ok.fizemos inscrição mas não houve respostas. aguardo a resposta de vcs, ok?

    ResponderExcluir

My Instagram

©2019 Mundo Voluntário. Todos os direitos reservados. Tema: OddThemes