Home Lima 2019 Peru celebra sua cultura na Abertura dos Jogos PanAmericanos Lima 2019
Peru celebra sua cultura na Abertura dos Jogos PanAmericanos Lima 2019
Phelipe Oliveira 14:41 0
Os XVII Jogos PanAmericanos foram inaugurados ontem na cidade de Lima, capital do Perú. Com uma contagem regressiva que lembrou todos as edições anteriores dos Jogos, deu-se início a cerimônia.
Bandeira Peruana estendida no Estádio Nacional . Photo: Marcos Brindicci/Lima 2019 |
A exaltação ao país sede começou com o recital do poema "El Perú" do grande poeta Peruano Marco Martos. Logo era possível ver as mais distintas civilizações que compõe a história Peruana e o amanhecer no litoral pacífico.
O desfile dos atletas começou com a delegação Argentina, que históricamente inicia os desfiles por ter sido a sede da primeira edição dos Jogos. Brasil foi a 9ª delegação a entrar no Estádio Nacional de Lima, com as medalhistas de ouro olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze como porta-bandeiras. Fazendo história Pan-Americana por serem as primeiras mulheres a ocupar este posto e também a primeira dupla.
Martine e Kahena conduzem a delegação Brasileira no Estadio Nacional. Photo: Claudio Cruz/Lima 2019 |
Rituais indígenas, Culinária, tecidos, roupas e folclore nacional também se fizeram presentes na cerimônia. Cada uma das partes da cerimônia tinha um ambiente próprio que era projetado em uma tela gigante que representava a montanha andina, Nevado Pariacaca.
Em seu discurso de boas-vindas, Neven Ilic, presidente da PanAm Sports destacou a superação do povo Peruano na realização do evento depois do forte terremoto que atingiu ao país e pôs em dúvida o apoio financeiro para a realização dos Jogos. Martín Vizcara, presidente do Perú após dar as boas vindas aos atletas, declarou oficialmente os Jogos Abertos. Alexandra Grande, atleta de Karatê, realizou o juramento dos atletas e Romina Quintanilla o juramento dos juízes da competição.
Logo após a chama PanAmericana chegou ao estádio nacional depois de percorrer mais de 6.500 km por 23 dias. Passando pela mão de atletas peruanos de grande destaque internacional, como Edith Noeding - medalhista de ouro em 1975 PanAmericanos do México, dois jovens atletas peruanos - Ariana Miñan e Carlos Fernandez, Lucha Fuentes - três vezes medalhista de prata em jogos PanAmericanos e por fim, Cecilia Tait, ganhadora da medalha Pierre de Coubertin e medalhista olímpica de prata em Seoul 88 que acendeu a pira PanAmericana.
Cecilia Trait acendeu a pira PanAmericana - Photo: Marcos Brindicci/Lima 2019 |
A festa então foi encerrada com um Show do cantor Porto-riquenho Luis Fonsi que levou o Estádio a loucura com suas músicas "Calypso", "No Me Doy por Vencido" e o hit mundial "Despacito".
Luis Fonsi se apresentou na Abertura dos Jogos PanAmericanos Lima 2019. Photo: Hector Vivas/Lima 2019 |
Ao todo 1860 voluntários atuaram na cerimônia de abertura dos 18º Jogos PanAmericanos Lima 2019.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Postar um comentário